SindusCon-SP e Saint-Gobain debatem sustentabilidade com construtoras - Revista Anamaco

Entidades

SindusCon-SP e Saint-Gobain debatem sustentabilidade com construtoras

Texto: Redação Revista Anamaco

A Saint-Gobain Produtos Para Construção, em parceria com o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), por meio do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp), lançou, em 2023, o ‘Sustentabilidade em Construção’. O projeto tem como objetivo ser um espaço de debate entre grandes empresas do setor e discutir algumas barreiras que a categoria enfrenta e possíveis soluções para tornar as construções mais sustentáveis.
Os encontros acontecem em São Paulo em formato de roda de conversa e bate-papo, incentivadas por profissionais que lideram o tema, com trocas de ideias e contribuição dos participantes. Até o momento, foram realizados cinco encontros que reuniram nomes de diferentes setores para explorar o tema. A intenção é proporcionar oportunidades de conexão de qualidade com profissionais do segmento, promoção de estratégias ESG e difusão de informações e tendências, gerando novas práticas e soluções.
O primeiro encontro contou com a participação de construtoras como Plano & Plano, Fonseca e Mercadante, Kallas, Engelux e Cyrela, além de Felipe Faria, diretor Executivo (CEO) do Green Building Council Brasil, que ministrou palestra sobre a importância da sustentabilidade na construção civil.
Na ocasião, o Sinduscon-SP apresentou a CECarbon, ferramenta que permite calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo energético relacionados à construção de uma edificação, para elaboração de inventários na fase de projeto e obra. A calculadora, on-line e gratuita, conta com o apoio da Saint-Gobain e faz parte do escopo de ações essenciais para promover a conscientização nos setores público e privado acerca de alternativas construtivas mais sustentáveis e rentáveis. “O SindusCon-SP entende que a sustentabilidade é uma questão estratégica para o setor da construção civil, pois impacta diretamente na competitividade das incorporadoras e construtoras. O Comasp com seu protagonismo e a importante parceria da Saint-Gobain, criou o grupo de trabalho Sustentabilidade em Construção, com o objetivo de construir uma agenda sobre o tema com as empresas do setor, promovendo debate, disseminando conhecimento e boas práticas”, afirma Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP.
O encerramento das iniciativas do projeto em 2023 aconteceu no início de dezembro, com mais de 30 profissionais de diferentes áreas ligadas à construção. No último encontro do ano, os presentes puderam discutir sobre um tema sensível: a viabilização de custo de soluções sustentáveis de forma prática e real, a partir do conteúdo ministrado por representantes das empresas Tecnica e Trisul. “Os encontros, inicialmente, contavam com um público de construtoras que foi se expandindo para arquitetos e acústicos. Tornou-se um fórum de compartilhamento de conhecimento entre os participantes e interatividade entre as empresas participantes do grupo”, comenta João Casari, gerente de Especificação da Saint-Gobain.
Para este ano, a meta é expandir a ação e integrar novos parceiros: Nosso foco é promover interatividade entre diferentes públicos e demonstrar o impacto ao escolher soluções sustentáveis, além da troca de experiência, que é sempre primordial. Além de fomentar debates e atividades interativas, e continuar na identificação de temas prioritários para o desenvolvimento e simbiose do grupo”, complementa Casari.

Foto: Divulgação

SindusCon-SP e Saint-Gobain debatem sustentabilidade com construtoras
Compartilhe esse post:

Comentários