SindusCon-SP lança espaço de inovação voltado para a indústria da construção civil
Texto: Redação Revista Anamaco
O SindusCon-SP lança o iCON Hub, seu espaço de inovação voltado para a indústria da construção civil no Brasil. A iniciativa visa promover projetos de inovação aberta por meio do mapeamento dos desafios tecnológicos das construtoras e parcerias com startups, além de oferecer periodicamente encontros, cursos e debates, sempre com o foco em tornar o setor mais inovador, colaborativo, integrado e eficiente.
Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, explica que o iCON Hub é um ponto de conexão das empresas do setor da construção, unindo indústria, comércio, serviços e academia, empresas de tecnologia da informação e comunicação, startups, investidores e entidades de fomento da inovação. "Trata-se de um polo que trabalha e promove a cultura de inovação. Nosso espaço receberá participantes de todos os elos da cadeia produtiva, incentivando a troca de experiências, a solução de problemas e a formatação de novos negócios”, afirma.
Com um ambiente inspirador, o iCON Hub está localizado em um amplo espaço na sede da entidade, na Vila Clementino, na capital paulista, de forma a estimular conexões entre os atores da inovação, proporcionando a troca de experiências e o desenvolvimento de novos negócios. Foi projetado com posições de trabalho e espaços para eventos destinados a receber e propagar projetos em um ambiente inovador, eficiente e colaborativo.
O projeto conta com a consultoria e execução da Neo Ventures, empresa que desenvolve projetos no campo da inovação para grandes empresas e governos. “Inovar é essencial para os negócios, quem não acompanha as exigências do mercado, não se transforma não cresce, não sobrevive. Especialmente em momentos de mudanças rápidas e grandes, como as que estão acontecendo. E um dos caminhos para se trabalhar a inovação é reunir pessoas e empresas com objetivos e problemas em comum para a busca de soluções que favorecerão todos os envolvidos, mas principalmente o setor”, destaca Bruno França Pádua, diretor Executivo da empresa.
O executivo explica que o iCON Hub será essencial para apoiar as empresas do setor no uso de novas tecnologias e nas práticas que precisarão ser adotadas com a indústria 4.0 e, a partir das modificações que ela vai promover no campo da construção civil.
Foto: Divulgação