SindusCon-SP projeta crescimento de 7% para o PIB da construção em 2022
Texto: Redação Revista Anamaco
A projeção do SindusCon-SP, de aumento do PIB da construção, foi revista para cima e chegará a 7% em 2022, com expectativa de alcançar 2,4% em 2023. Ainda para o próximo ano, estima-se que o setor contará com um cenário mais favorável em relação aos preços dos insumos. “O ciclo recente efetivado continuará repercutindo no mercado de trabalho. No entanto, a desaceleração do crescimento da ocupação, especialmente do mercado informal, já sinaliza um crescimento mais comedido em 2023”, avalia Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia da entidade.
De acordo com o SindusCon-SP, no terceiro trimestre, a construção cresceu 1,1% na comparação com o trimestre anterior, já com ajuste sazonal. O resultado representa a quinta alta consecutiva. No ano até setembro, o setor acumula expansão de 8,2%, bem superior à média do crescimento das demais atividades.
Zaidan observa que o PIB trimestral não permite distinguir a contribuição da produção formal para o crescimento. Mas explica que outros indicadores mostram que a parte formal da construção, ou seja, as obras produzidas pelas construtoras têm sido determinantes dessa dinâmica em 2022.
Foto: Adobe Stock