Sitivesp entrega certificados aos participantes do Curso EAD para pintores
Texto: Redação Revista Anamaco
Pintores experientes e técnicos das empresas que patrocinam o Curso de Pintor Imobiliário no formato EAD (Ensino à Distância) receberam do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) seus certificados de conclusão da edição piloto desse curso, em evento promovido, na Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, em São Paulo.
A cerimônia de formatura, realizada em 19 de julho, contou com a participação de Douver Martinho e Paulo César Abrantes de Aguiar, respectivamente presidente e presidente-executivo do Sitivesp; Abilio Weber, diretor da Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo; e do professor Nilton Guimarães de Sousa, que ministrou as aulas práticas e on-line.
Em seu pronunciamento, Martinho destacou o papel essencial desempenhado pelos pintores para a indústria de tintas. “São eles que fazem o nosso produto cumprir as funções para as quais foram criados: proteger, embelezar, renovar, valorizar e conservar os imóveis e os demais bens e estruturas em que as tintas são aplicadas. Por isso, temos de incentivar e criar condições para que os pintores estejam sempre aperfeiçoando seus conhecimentos e suas habilidades. É o que estamos fazendo com esse Curso EAD”, frisou.
Desenvolvido pelo Sitivesp, com o apoio do Senai, o curso iniciou-se, em janeiro, com 24 participantes. Chegaram ao final dele 16 alunos, dos quais 12 concluíram com o aproveitamento necessário.
A edição realizada no primeiro semestre deste ano foi planejada para testar o programa de aulas, a sequência didática e a plataforma utilizada, possibilitando o seu aprimoramento para a versão definitiva do curso, a ser iniciada em breve. Por isso, foram convidados profissionais mais experientes e com nível de conhecimento mais alto, cuja visão agregou informações para os ajustes que serão feitos.
Ao longo dos quatro meses, foram abordados assuntos relacionados à gestão e ao atendimento (como planejamento, orçamento e postura), aos cuidados com a segurança e ao meio ambiente, assim como os temas técnicos, como características e aplicações dos diferentes produtos, tipos de substrato, técnicas de pintura, materiais e ferramentas, cores, principais patologias, entre outros. A carga horária total foi de 160 horas, em 10 módulos, envolvendo aulas teóricas virtuais e aulas práticas presenciais.
Foto: Divulgação