Sodimac e Prolata instalam pontos de coleta de latas de tinta vazias nas lojas - Revista Anamaco

Respeito ao meio ambiente

Sodimac e Prolata instalam pontos de coleta de latas de tinta vazias nas lojas

Texto: Redação Revista Anamaco

Sodimac deu início à instalação de pontos de entrega voluntária (PEVs) da Prolata. Até o momento, foram instalados coletores nas lojas Sodimac Dicico em São Vicente, Guarujá Balsa e Itanhaém, além das unidades Dicico em Santos e Guarujá Enseada, totalizando cinco pontos. Brevemente, a empresa irá expandir o projeto para outras lojas da Baixada Santista.
Os PEVs fazem parte da estratégia da cadeia de produção e comercialização de tintas de cumprir todas as etapas da chamada logística reversa, garantindo que as embalagens de tinta vazias possam ser coletadas e recicladas da forma correta, sem serem descartadas no meio ambiente, e gerando valor para toda a cadeia de reciclagem, especialmente para os catadores. “Essa iniciativa fornecerá aos nossos clientes uma alternativa correta e segura para o descarte de embalagens de aço após o uso dos produtos. Além disso, será uma forma de atuação junto à comunidade, uma vez que as latas arrecadadas nos pontos de entrega voluntária presentes nas lojas serão doadas para as cooperativas de reciclagem inscritas no programa”, destaca Fernando Uchoa, diretor de Riscos e Governança da Sodimac Brasil.
Antes do descarte da lata de tinta, a recomendação é usar toda a tinta da lata, não lavar a embalagem e deixar secar os resíduos por, pelo menos, 24 horas.
A instalação dos postos da Prolata na Baixada Santista faz parte do plano de ação definido no Termo de Cooperação Ambiental celebrado, em novembro de 2018, entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público de São Paulo; a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), criadora e coordenadora da Prolata; a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati); e a Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp). “Acreditamos que é papel do fabricante de latas de aço recebê-las de volta e encaminhá-las para revalorização. A Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente”, explica Thaís Fagury, presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata.
Ela destaca que o sistema de logística reversa deve ser constituído considerando a responsabilidade compartilhada, envolvendo consumidor, fabricantes de embalagens, fabricantes de produtos envasados, varejo e, por fim, a indústria recicladora. Thaís lembra ainda que o aço é um material 100% e infinitamente reciclável.

Foto: Divulgação

 

Sodimac e Prolata instalam pontos de coleta de latas de tinta vazias nas lojas
Compartilhe esse post:

Comentários