Solidez e parcerias - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2024

Solidez e parcerias

Esforços voltam-se à expansão de mercados, fortalecimento das parcerias com clientes e ações estratégicas nos segmentos de atuação, com vistas à consolidação da liderança nas Américas

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024
Aspersores, Tubos e Conexões de Plástico para Irrigação - Máster*
Eletrodutos Flexíveis de PVC - Máster*
Fitas Veda Rosca - Máster*
Registros Plásticos de Esfera - Grandes Clientes
Torneiras Plásticas - Grandes Clientes
Tubos e Conexões de CPVC  para Água Quente - Máster*
Tubos e Conexões de PVC para Água Fria - Grandes Clientes
Tubos e Conexões de PVC para Esgoto - Grandes Clientes  

*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

Aproveitando as oportunidades que o mercado da construção tem apresentado, a Tigre registrou resultados positivos no ano passado, graças ao aumento dos lançamentos imobiliários, favorecendo a recuperação dos preços mais baixos registrados até o final do primeiro semestre. Novas possibilidades foram sido observadas, também, nos segmentos de saneamento básico, com os investimentos relacionados ao Marco Legal do Saneamento, e irrigação.
Segundo o diretor de Negócios Brasil do Grupo Tigre, Vinicius Miranda de Castro, o desempenho da empresa na América Latina aponta para a liderança em países como Bolívia e Paraguai, e a atuação nos Estados Unidos tem permitido a expansão dos negócios em um mercado altamente estratégico. “Apesar dos desafios, acreditamos que estamos em uma posição sólida para aproveitar essas oportunidades e avançar rumo à liderança nas Américas, com foco na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável”, afirma Castro.
Projetos em diversas áreas não faltam, com destaque para a capacitação dos profissionais do setor da construção civil e do varejo, superando os 190 mil participantes em 2023, a ampliação da EducaTigre, plataforma de capacitação para o setor da construção civil, o aumento do atendimento digital por meio da loja virtual da Juntos Somos Mais e a premiação da campanha de vendas do “Clube dos Feras”, que beneficiou profissionais da construção civil, com visita à fábrica e um final de semana repleto de experiências.
Em sustentabilidade, destacam-se a inauguração de novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e o avanço da Tigre Água e Efluentes (TAE), ampliando parcerias com concessionárias e com soluções inovadoras, entre outras ações.
Segundo Castro, o foco volta-se ao fortalecimento das operações e expansão dos negócios, com a continuidade do crescimento da companhia nos mercados estratégicos. “No segundo trimestre do ano passado, registramos crescimento de 12% na Receita Líquida e de 77% no Lucro Líquido na comparação com o primeiro trimestre do ano; e aumento de 5,7% na Receita Líquida frente ao mesmo período de 2023, atingindo R$ 1,139 milhão, dada a diversificação de segmentos de negócios da Tigre”, destaca.

 
RESULTADOS POSITIVOS No segundo trimestre de 2024, empresa registrou alta de 12% na
Receita Líquida e de 77% no Lucro Líquido sobre o primeiro trimestre do ano

Os bons resultados vieram depois de um 2023 desafiador na avaliação do executivo. No período, houve geração de caixa operacional positiva em R$ 789 milhões; receita líquida de R$ 4,9 bilhões, versus os R$ 5,88 bilhões de 2022, e margem bruta de 40,88%, contra 36,88% no ano anterior. O EBITDA foi de R$ 630 milhões, com margem de 12,86%, diante de R$ 1,051 bilhões em 2022. O lucro líquido somou R$ 273 milhões, abaixo dos R$ 612 milhões do ano anterior. Os números refletem a desaceleração do varejo brasileiro e a retração do faturamento na indústria do setor, que registrou uma queda de 2,2% em relação ao ano anterior.
Com os lojistas, a empresa sempre busca reforçar parcerias para fortalecer a presença da marca no mercado e garantir a disponibilidade de produtos por meio de ações de marketing conjunto. “Mantemos um diálogo aberto e constante com os comerciantes, para entender melhor as demandas do mercado e adaptar nossa oferta às necessidades e aumentar a eficiência operacional e a satisfação dos clientes”, observa. Nesse sentido, outras iniciativas foram colocadas em prática, como o Encontro de Revendas, para relacionamento e troca de experiências entre lojas de alto faturamento, e o PDG (Programa de Desenvolvimento dos Gestores), voltado para sucessores e filhos de donos de lojas.
Para este ano, as expectativas são otimistas. “A expansão no mercado norte-americano e o aquecimento do setor imobiliário no Brasil, impulsionado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, são fatores considerados em nosso plano de expansão, beneficiando a construção civil e o varejo de material de construção e abrindo oportunidades para o segmento predial”, avalia, prevendo boas perspectivas, igualmente, para os mercados de saneamento e irrigação. “Encaramos 2025 como um ano repleto de oportunidades, mantendo o foco em aprimorar e inovar nosso portfólio de produtos e serviços”, acredita.

VINICIUS MIRANDA DE CASTRO Encaramos 2025 como um ano repleto de oportunidades, mantendo o foco em aprimorar e inovar nosso portfólio de produtos e serviços

Solidez e parcerias
Compartilhe esse post:

Comentários