Soluções simples e eficazes - Revista Anamaco

Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

Soluções simples e eficazes

Texto: Redação Revista Anamaco

A programação de palestras do dia 14 de abril, do Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX Brasil - organizadora da Feicon - chamou a atenção pelo leque de oportunidades que podem ser aproveitadas pelo varejo de material de construção, independentemente do porte e da localização. Mais do que isso, as dicas dos profissionais que ministraram as palestras não exigem custos elevados para implementação.
O primeiro tema: "Como ampliar as vendas utilizando as redes sociais", foi apresentado por Siomara Damasceno. Formada em Relações Internacionais, líder comunitária e participante de vários movimentos associativistas, iniciou no empreendedorismo ao 16 anos, quando herdou a Colonial Materiais para Construção do Distrito Federal. Com capacitação em consultorias estratégicas e uso eficiente das redes sociais, transformou a empresa em uma das maiores e mais completas de Brasília.  
Siomara contou que, durante a pandemia de Covid-19, precisou repaginar a loja e ampliar o mix para atender ao consumidor que estava em casa. Procurou dicas no Youtube e, por não encontrar conteúdo interessante sobre o assunto, fez algumas consultorias no Sebrae e passou a gravar vídeos mostrando de que forma conseguiu mudar o perfil do ponto de venda, conquistando cada vez mais clientes e seguidores.
Atualmente, a palestrante tem atuação frequente em redes sociais como Instagram, Facebook e também no WhatsApp e Youtube. Segundo ela, "tudo é marketing" e existem ferramentas, inclusive gratuitas, que podem contribuir para melhorar a comunicação com as pessoas e deixar a loja em evidência. 
Entre elas, destacou o Google Meu Negócio - um aplicativo que funciona como uma vitrine virtual - e o WhatsApp Business, que permite a criação de um perfil comercial, inclusão de catálogo de produtos e anúncios. A palestrante disse, ainda, que vale a pena investir pelo menos 1% do faturamento em marketing, se possível, contratar um profissional para ajudar a definir as diretrizes e revisar as estratégias continuamente. "É fundamental analisar os comentários mensais para entender quais são os maiores indicadores de satisfação e insatisfação dos seus clientes e da concorrência", ensinou.
Logo em seguida, o público presente acompanhou a palestra: "Pós-venda: por que é tão importante quanto a venda?", comandada por Ricardo Pomeranz, um dos pioneiros do marketing digital no Brasil. Atualmente, é diretor geral da Inroots, empresa de estratégia, tecnologia e marketing focada no varejo e foi o criador do Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV). Ele alertou para a necessidade do lojista pensar sempre na jornada completa do cliente, que não se encerra quando ele passa pelo check-out. "Oferecer todo o suporte antes, durante e depois da compra, ou seja, no pós venda, é essencial para garantir que a experiência de compra seja a melhor possível", afirmou. 
De acordo com Pomeranz, hoje em dia o prejuízo causado quando o cliente fica insatisfeito é muito maior, porque geralmente a repercussão negativa ganha espaço nas redes sociais. Um dos aspectos mais criticados é o atendimento, daí a importância de investir para que as equipes estejam sempre aptas a prestar suporte integral ao consumidor. 
Outra dica relevante é que o lojista, de modo geral, não investe para atrair os consumidores que estão insatisfeitos com os concorrentes, que podem comprar em sua loja. Para isso, existem mecanismos para monitorar quais são os pontos fracos das revendas que têm aspectos mal avaliados. 

Medidas que geram bons resultados

Na sequência, o tema em destaque foi: "Como encantar os clientes no ponto de contato físico?". A palestrante, Lais Adriane Nascimento Costa, atua na Romero Lab, que já desenvolveu vários projetos para o varejo. Ela é formada em Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, com vasta experiência em visual merchandising.
Segundo Lais, é imprescindível o uso de técnicas para organizar a trajetória do do consumidor no ponto de venda, o que inclui as jornadas: espacial, operacional, experiencial, interativa e comunicativa. "É importante estudar o público alvo, conhecer e entender a geometria da loja, identificar quais são as zonas quentes, mornas e frias e trabalhar com equipes bem treinadas para chamar a atenção do consumidor", explicou, acrescentando que o varejo deve ficar atento, também, para aspectos como: manter a loja sempre limpa e abastecida, pois o impacto visual positivo deixa o cliente mais confortável para circular pela loja e efetivar as compras. "Crie experiências memoráveis, para que o cliente sinta-se bem, não fique perdido e lembre da sua loja quando precisar comprar novamente", concluiu. 
A palestra seguinte teve como tema: "Importância do planejamento sucessório: quando começar a pensar no assunto?", ministrada por Domingos Ricca, sócio-diretor da Ricca Associados (SP), conselheiro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e da Fiesp.
Ele lembrou que o planejamento sucessório é o principal ponto de partida para a perpetuação da empresa familiar, para que a próxima geração consiga manter os valores familiares e organizacionais, bem como sustentar a empresa no mercado. De acordo com Ricca, a sucessão precisa ser iniciada o mais cedo possível, e preferencialmente com a presença do fundador que terá um papel de mentor no processo sucessório. Por este motivo, a presença do fundador, como fonte do conhecimento, é fundamental neste processo. "Ele é quem deve indicar a pessoa mais capacitada para assumir seu cargo na empresa, sendo ela da família ou não. Portanto, a sucessão deverá ser estruturada com antecedência, porque dela depende a continuidade do legado do fundador e do próprio legado familiar", declarou, acrescentando que o sucessor precisa fazer parte do negócio e que um bom acordo de sócios é essencial para a perpetuação de uma empresa. 

Especialistas em varejo garantem que não é preciso investir muito para implantar medidas que atraem o consumidor e geram bons resultados  

No encerramento da grade de programação do Núcleo de Conteúdo deste ano, foi apresentado o tema: "As últimas tendências de eventos internacionais como NRF, SXSW e Euroshop para o setor". O palestrante, Paulo José, é graduado em Sociologia, Psicologia e Propaganda e Marketing, com MBA em Mercado de Consumo e Varejo pela ESPM. Ele atua há 25 anos com Inteligência de Mercado, Customer Experience e Marketing, com experiências em grandes empresas nacionais e multinacionais como Datafolha, Unimed e Leroy Merlin.
Durante a apresentação, ele comentou que, atualmente, vivemos um momento de transição, em que empresas e pessoas se perguntam o que é tarefa de um humano e o que é tarefa de um robô ou Inteligência Artificial. Entretanto, um fato que permanece verdadeiro é que os consumidores querem interagir com seres humanos e máquinas, mas por motivos diferentes e em pontos específicos na jornada de compra. O palestrante apresentou vários exemplos de empresas que, cada vez mais, utilizam recursos para oferecer soluçoes inovadoras e facilitar a jornada de compras, como etiquetas comerciais que estimulam o cliente a levar o produto ou reduzem a necessidade de um atendimento - por exemplo, a compra com o celular dentro da loja sem a necessidade de atendimento de venda ou passar pelo check-out.  
Para o varejo, torna-se fundamental estar por dentro sobre o que está por vir em termos tecnológicos e aplicar no negócio, sempre que possível, para prosperar. "A chave para toda ação não é perguntar se é o certo para o nosso negócio e sim se é melhor para o nosso time, clientes e parceiros", finalizou. 

Foto: Ricardo Matsukawa / Grau 10 Editora

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