Starrett troca plástico por papelão nas embalagens de Serra Manual
Texto: Redação Revista Anamaco
Com foco na responsabilidade ambiental e comprometimento com o desenvolvimento sustentável pela planta brasileira, a Starrett inicia a substituição do plástico em suas embalagens por material mais ecológico em toda a sua linha de produtos.
A iniciativa teve início com a Serra Manual, o que deverá reduzir em cerca de 25% as emissões de CO2 e eliminar o consumo de 7,9 toneladas de plástico ao ano. O plástico antes utilizado, embora possa ser 100% reciclável, leva cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente. Com relação ao papelão, o tempo de decomposição ocorre entre três e seis meses. “Além da alteração do material da embalagem de Serra Manual, foi possível otimizar e reduzir a cubagem da embalagem do produto durante o desenvolvimento, detalhe que aumentou a eficiência do transporte e impactou diretamente na pegada de carbono do produto em seu ciclo de vida, gerando redução nas emissões de CO2 em 25%”, explica Rodolfo Garcia, engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Starrett.
Segundo ele, o foco é a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável dos produtos e processos. No entanto, a ação também colabora para a competividade da empresa no mercado internacional, especialmente o Europeu. Até 2025, as embalagens que são exportadas devem ser livres de plásticos, facilmente recicláveis ou compostáveis. “A Starrett já se antecipou à essa demanda”, afirma Garcia.
Leandro Oliveira da Cruz, diretor comercial LATAM da Starrett, destaca que é um orgulho saber que os olhos do mundo estão se voltando, finalmente, para este tema tão importante e que a companhia já possui ações concretas em curso. “Agora, seguimos reforçando os movimentos, assumindo, em nosso segmento, a posição de pioneirismo e liderança em temas tão essenciais. As ações contam mais do que o discurso e, desta forma, temos a responsabilidade em auxiliar o setor a evoluir cada vez mais nos cuidados com o nosso planeta”, avalia.
Outra embalagem que está em fase de desenvolvimento é para a linha de Serra Copo. A expectativa é que, neste mês de fevereiro, ela também esteja no mercado seguindo os princípios de embalagens mais sustentáveis.
De acordo com Fabio Paes de Oliveira, engenheiro de Desenvolvimento de Produtos da Starrett, as próximas adequações serão nas serras Tico Tico e Sabre, ainda no primeiro semestre deste ano.
Foto: Divulgação