Steck capacita mulheres em vulnerabilidade se tornarem eletricistas
Texto: Redação Revista Anamaco
O mercado de energia tem buscado novas matrizes energéticas mais limpas, seguras e renováveis, com implementação e a ampliação de iniciativas que tornem o futuro mais sustentável e igualitário. Um dos principais desafios do setor diz respeito a temas como Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). Por isso, muitas empresas têm trabalhado com ações que equilibram oportunidades profissionais e inclusão social.
A partir desse entendimento, a Steck tem atuado de diferentes formas para ampliar sua atuação nos pilares de DE&I, com o propósito de empoderar mulheres para a realização de tarefas de manutenção elétrica que, até então, eram realizadas, majoritariamente, por homens.
Em parceria com a startup “Se Vira, Mulher” e com o Senai, a empresa lançou o projeto “Se Liga, Mulher!”, que consiste em uma capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade que residem em Guararema (SP), onde se localiza uma das fábricas da Steck. As alunas participantes foram escolhidas por meio de uma seleção da Secretaria de Desenvolvimento Industrial da prefeitura de Guararema.
O projeto, que deverá começar neste mês de junho, deverá incluir um curso básico em elétrica para 48 mulheres, em módulos de quatro horas de duração, mediados pelo Senai. Após a primeira etapa, 16 alunas serão selecionadas para realizar a formação técnica estendida do Senai, de forma gratuita e com emissão de certificado de conclusão de curso, que terá duração de 240 horas, divididas em aulas teóricas e práticas e incluirá, ainda, módulos sobre segurança do trabalho, finanças pessoais e empreendedorismo, entre outros. “O objetivo dessa capacitação é, além de contribuir para as ações de equidade de gênero, que são tão importantes, tornar essas pessoas referências em suas comunidades para o uso seguro e responsável da energia elétrica e suas instalações. O projeto também faz parte do nosso compromisso ESG e está atrelado aos ODS da ONU, da qual somos signatários”, comenta Klecios Souza, CEO da Steck.
De acordo com o executivo, a empresa tem um compromisso global com a ampliação de profissionais mulheres em suas unidades. Na fábrica de Guararema, por exemplo, 52% dos colaboradores são mulheres, reforçando o sucesso da iniciativa. “Estamos muito felizes em poder contribuir com a formação dessas alunas que, temos certeza, sairão com uma experiência completa em elétrica, podendo aplicar os conhecimentos adquiridos para auxílio na geração de renda e redução da desigualdade social e de gênero no nosso País”, finaliza Souza.
Foto: Adobe Stock