Steck faz balanço de suas práticas ESG e revela metas que quer atingir até 2025 - Revista Anamaco

Sustentabilidade

Steck faz balanço de suas práticas ESG e revela metas que quer atingir até 2025

Texto: Redação Revista Anamaco

A Steck está intensificando seu compromisso com práticas de ESG - ambientais, sociais e de governança - visando promover um futuro mais sustentável e inclusivo. Até o próximo ano, a empresa almeja alcançar metas em três diferentes pilares, expandindo suas iniciativas de acordo com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual é signatária desde 2021.
Leandro Souza, head de Marketing da empresa, frisa que a companhia tem se posicionado na vanguarda do mercado de elétrica ao alinhar suas operações e produtos aos mais elevados padrões de sustentabilidade. Segundo ele, desde 2021, a Steck utiliza 100% de energia elétrica renovável em suas operações industriais com a aquisição de IRECs (Certificados Internacionais de Energia Renovável). “Essa iniciativa já resulta em uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), neutralizando as emissões de escopo2 nas fábricas de Manaus (AM) e Guararema (SP), bem como no Centro de Distribuição (CD) da empresa em Arujá (SP)”, explica.
Souza salienta que, no último ano, 42% da receita da companhia foi gerada por produtos com atributos de sustentabilidade e garante que a empresa está empenhada em ampliar essa participação, com metas claras para 2025, incluindo: 50% dos lançamentos de itens com atributos de sustentabilidade e 100% dos produtos sustentáveis identificados com o selo Eco Steck. “O selo, idealizado por nós, facilita a identificação de produtos que atendem a critérios rigorosos em quatro dimensões: circularidade, insumos, estilo de vida sustentável e embalagem. Isso garante transparência e ajuda nossos clientes a escolherem produtos que promovem a sustentabilidade”, observa.
Paralelamente, a Steck também atua para criar um ambiente de trabalho responsável e inclusivo. Para isso, suas metas para 2025 incluem: aumentar a diversidade de gênero: 50% nas contratações, 40% no front-line management e 30% nos cargos de liderança; inclusão de pessoas negras (pretos e pardos) em cargos de gestão e no Conselho Diretivo; garantir salários dignos para todos os colaboradores, temporários e terceirizados; reduzir a incidência de acidentes de trabalho, visando Acidente Zero; beneficiar a 27 mil pessoas por meio de programas sociais até 2025 e operações responsáveis e impacto ambiental.
Em outra frente, a Steck está automatizando equipamentos na fábrica de Manaus, o que pode reduzir o consumo de energia por máquina em até 75%. Além disso, a empresa também quer contar com 100% dos fornecedores críticos auditados e treinados em critérios de integridade e ESG; reduzir as emissões de GEE, com a ambição de alcançar net-zero até 2050 e reduzir o consumo de água e energia nas plantas e CDs da companhia.  “Nós temos o propósito de conectar pessoas ao futuro de forma sustentável e, por isso, seguimos trabalhando para inovar em energia e tecnologia que promovem bem-estar e proximidade. A sustentabilidade é o cerne da nossa cultura e do nosso negócio, impulsionando a empresa a ser um agente de mudança no Brasil e nos 18 países da América Latina onde atuamos”, finaliza Souza.

Foto: Adobe Stock

Steck faz balanço de suas práticas ESG e revela metas que quer atingir até 2025
Compartilhe esse post:

Comentários