SteelCorp constrói estádio do Bragantino, primeiro do Brasil 100% em Light Steel Frame
Texto: Redação Revista Anamaco
A SteelCorp, empresa de construção industrializada, foi selecionada para executar o projeto de edificação do novo Estádio Cícero de Souza Marques, que será a casa da equipe de futebol de Bragança Paulista, o Bragantino. Com capacidade para 10.400 pessoas, esse promete ser um marco na arquitetura esportiva brasileira, utilizando uma tecnologia inovadora que garante rapidez, leveza e sustentabilidade.
Ao optar pelo uso de Light Steel Frame, o novo estádio do Bragantino passa a ser o primeiro do Brasil 100% construído no método inovador. “A escolha do Light Steel Frame para o estádio traz inúmeras vantagens. Esse método, muito mais rápido do que a alvenaria tradicional, possibilita uma montagem ágil e eficiente, com peças pré-moldadas que, além de acelerar o processo, tornam a construção menos dependente das condições climáticas adversas”, destaca Daniel Gispert, presidente da SteelCorp.
Segundo ele, a leveza do material utilizado reduz a carga sobre a fundação, o que gera economia em material e no tempo de execução, facilitando, ainda, o transporte das estruturas, o que contribui para a celeridade da obra.
Gispert explica que as peças produzidas em fábrica com alta precisão garantem um acabamento superior e uniforme, resultando em um projeto moderno, eficiente e em conformidade com as normas técnicas e ambientais. “Além disso, a estrutura em aço apresenta alta resistência à corrosão e a pragas, aumentando a durabilidade do estádio e reduzindo os custos de manutenção ao longo do tempo. A sustentabilidade é outro aspecto importante, já que o aço é um material reciclável, gerando menos resíduos durante a execução em comparação com métodos tradicionais”, aponta.
A contratação da SteelCorp para esse projeto ocorreu após a empresa ser procurada para fazer apenas uma arquibancada temporária. No entanto, ao apresentar uma solução integrada que combinava de forma eficaz o investimento e o prazo de entrega, ela foi escolhida para liderar todo o projeto.
As obras começaram com a demarcação de cotas e a terraplenagem do terreno, seguidas pela fundação com estacas escavadas e vigas baldrame. Em paralelo, foram implementadas as redes de infraestrutura, como drenagem, esgoto, hidráulica, elétrica e de dados, enquanto a TecnoFrame iniciou a painelização das estruturas em LSF, destacando-se pela rápida produção e verticalização das edificações.
O projeto gerou, aproximadamente, 140 empregos diretos e indiretos, beneficiando engenheiros, estagiários, encarregados, pedreiros, montadores, instaladores e serventes, demonstrando seu impacto positivo na economia local.
O estádio está previsto para ser entregue no dia 31 de outubro.
Foto: Divulgação