Empresas

Substituição ao amianto

A Radici Fibras, de São José dos Campos (SP), começa a produzir, em maio, a Raditeck, fibra acrílica de alta performance (PAN) que substitui, com vantagens para a saúde humana e para o meio ambiente, o amianto hoje utilizado pela indústria de peças de fibrocimento (telhas, caixas de água e outros).
A tecnologia de produção da fibra foi desenvolvida no Brasil pela Radici, que investiu mais de R$ 7 milhões em pesquisas e desenvolvimento de maquinário nos últimos meses. A produção inicial será de 10 mil toneladas anuais, suficiente para atender a cerca de 25% da demanda nacional.
A fibra acrílica desenvolvida pela empresa tem por base o derivado do petróleo poliacrilonitrila (PAN), que é também a base da fibra de carbono, considerada por especialistas internacionais como a mais promissora alternativa ao amianto, embora ainda dependa de desenvolvimento tecnológico para se tornar viável técnica e economicamente.
Os testes realizados pela Radici, juntamente com fabricantes de fibrocimento, permitiram chegar às especificações ideais para cada aplicação, a exemplo da produção de telhas, divisórias e outras peças utilizadas na construção civil.

Substituição ao amianto
Compartilhe esse post:

Comentários