Suvinil, com apoio do Instituto Alicerce, lança nova fase do programa Pintar o Bem
Texto: Redação Revista Anamaco
A Suvinil, com apoio do Instituto Alicerce, apresenta uma nova fase do programa Pintar o Bem, que tem o objetivo de transformar e impulsionar caminhos para pessoas em situação de vulnerabilidade, e apoiar a entrada de homens e mulheres, de variados perfis, no mercado de trabalho. O projeto contribui com a sociedade por meio do desenvolvimento pedagógico e social, bem como no mercado de profissionais de pintura e na valorização da categoria.
O programa foi lançado em 2020, quando a pandemia atingiu diretamente o trabalho de pintores. A partir disso, a Suvinil, criou o projeto em parceria com CIEDS e Banco Afro. Clientes, colaboradores, consumidores, pintores e outros parceiros também contribuíram para o sucesso da iniciativa.
Desde sua concepção, impactou, direta e indiretamente, quase 20 mil pessoas, que foram beneficiadas com conteúdo qualificado e apoio financeiro complementar. “Sabemos que o futuro se constrói com as ações do presente e que nossa responsabilidade vai além da tinta. A capacitação sempre foi um pilar importante para nós e temos muito orgulho em ter contribuído no desenvolvimento profissional de milhares de pintores ao longo dos anos. Com o Pintar o Bem, damos mais um passo ao conectar a educação e capacitação como ferramentas de transformação e geração de impacto social”, diz Renato Firmiano, diretor de Marketing da Suvinil.
Nessa nova fase, além de capacitar pintores dando início em suas carreiras, através do Centro de Treinamento em São Bernardo do Campo (SP), o foco esteve em pessoas em vulnerabilidade social, que foram captadas pelo Instituto Alicerce, por meio de uma força-tarefa regional. Isso permitiu com que elas tivessem apoio no acesso a uma profissão, por meio da parte prática do curso.
Com 125 pessoas frequentando as aulas, a segunda edição traz um modelo de evolução contínua da iniciativa, com expectativa de expansão para 2023, trabalhando no pilar social para além de treinamentos e conteúdos com profissionais da pintura. “Levar educação de base de qualidade e qualificação profissional a diversos Estados do País, impactando a vida de centenas de pessoas e as comunidades onde vivem são parte do nosso DNA e a Suvinil foi uma parceira que abraçou muito da nossa experiência com a educação, tornando o projeto um grande sucesso”, comenta Ana Carolina Castro, diretora da Nação Adulto do Alicerce Educação.
Com duração de seis meses, a nova edição do Pintar o Bem oferece em sua grade programática aulas de português; matemática; habilidades fundamentais do mercado de trabalho; desenvolvimento de competências específicas; conteúdo socioemocional; e conhecimentos teóricos e práticos sobre a pintura. No escopo, são contempladas também imersões de empregabilidade para apoio na construção de currículo, com olhar para as habilidades adquiridas; comportamento durante entrevistas de emprego; perfil e propósito.
“O programa foca não somente na capacitação técnica, mas também na vivência da profissão e no apoio à inserção no mercado de trabalho por meio de parcerias, promovendo o desenvolvimento do cidadão na sociedade e apoiando a autossuficiência e, consequentemente, a autoestima dessas pessoas”, comenta Celdia Bittencourt, gerente Sênior de Atendimento ao Ciente & Serviços ao Mercado da Suvinil.
Atualmente, o Pintar o Bem conta com nove polos com parcerias locais, em Barreiro (MG); Várzea (PE); Restinga (RS); Irajá (RJ); Bangu 1 (RJ); Bangu 2 (RJ); Taquara (RJ); São Bernardo do Campo (SP), em parceria com a Associação Brasileira dos Pintores Profisisonais (Abrapp); e Ferraz de Vasconcelos (SP), em parceria com Gerando Falcões.
Foto: Divulgação