Apoio cultural

Técnicas ancestrais

A AkzoNobel apresenta a exposição Casas - a morada das almas, a partir do próximo dia 18 de junho, no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista. Fruto de dez anos de pesquisa, a fotógrafa Zaida Siqueira documentou técnicas construtivas ancestrais utilizadas nas diferentes regiões do Brasil.
A Mostra apresenta fórmulas tradicionais de edificação, suas variações e adaptações. No desenvolvimento desse projeto, a fotógrafa percorreu 20 Estados brasileiros registrando a sabedoria do homem ao lidar com a natureza para edificar sua casa, manuseando técnicas ancestrais em construções modernas. “A pesquisa revelou que essas técnicas estão sendo retomadas na bioconstrução, pois são sustentáveis e apresentam bons resultados acústicos e térmicos, além da qualidade ecológica. Essas edificações geram menos impacto durante a construção e podem ser reabsorvidas pela natureza”, explica Zaida.
E complementa: “Na taipa, a parede é feita de terra pura, socada entre guias de madeira preenchidas; no pau a pique, o trançado de bambu recebe pedaços de pau e barro; da cidade de Souzas, interior de SP, há o registro de uma obra recente do engenheiro criador dos objetos para a Mostra, que utilizou estrume para dar liga à massa do adobe: tijolo grande de barro enformado, seco no sol, feito a partir de areia, terra local e palha de arroz”, exemplifica a fotógrafa.

Técnicas ancestrais
Compartilhe esse post:

Comentários