Tendências do setor - Revista Anamaco

Núcleo de conteúdo varejo 2024

Tendências do setor

Texto: Redação Revista Anamaco

As palestras do dia 04/04 apresentadas no Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX Brasil - organizadora da Feicon - tiveram conteúdo diverso, abordando desde iniciativas pioneiras no mercado de material de construção, passando por tendências do setor para os próximos meses e dicas para que a operação das lojas seja mais eficiente. Quem abriu os trabalhos foi Felipe Valente, diretor Executivo do Reformaí - uma iniciativa pioneira do mercado de matcon, que visa reaquecer o mercado a partir da promoção dos diversos benefícios que a reforma pode trazer. Dentro do tema: "Todo o Ecossistema de MatCon Unido para Crescer", o palestrante iniciou a apresentação comentando que, com o fim da pandemia de Covid 19 e a retomada das atividades econômicas corriqueiras, o setor de material de construção sentiu uma forte queda nas vendas e alguns empresários viram a necessidade de agir para impedir a transferência de renda para outros segmentos, realizando um movimento convincente e atraente para os consumidores. Assim, em 2022 foi criado o Movimento Reforma Aí, com a finalidade de divulgar os benefícios que uma reforma pode trazer para as famílias brasileiras. "Queremos mudar a percepção do consumidor, que muitas vezes associa reforma a dor de cabeça, mas os benefícios são vários, como segurança, bem estar, saúde e conforto", declarou Valente. 

Loja física: principais tendências para 2024
Logo depois, o público acompanhou a palestra: "Loja física: principais tendências para 2024", ministrada por Kátia Bello, CEO da Opus Design, responsável pela arquitetura e design de lojas em vários segmentos do varejo, como lojas de matcon e hipermercados. Ela lembrou que os consumidores estão cada vez mais conectados e o relacionamento deles com a loja física deve oferecer novas experiências e oportunidades de engajamento. Mudanças estratégicas podem oferecer excelentes resultados. Ela lembrou que é importante ter em mente que o consumidor vai até a loja física porque quer, uma vez que tem a possibilidade de comprar online. Com isso, o ponto de venda deve estar preparado para recebê-lo bem e com foco em oferecer inovaçoes, motivando-o a comprar e retornar quando precisar comprar novamente. Ela tranquilizou os comerciantes que imaginam que, um dia, as lojas físicas irão desaparecer. "Isso não acontecerá. Mudanças estão acontecendo em todas as áreas e não é diferente no varejo de material de construção. A realidade é que a tecnologia estará cada vez mais presente nas lojas e é preciso se atentar para essa realidade", opinou Kátia Bello.

O impacto da inteligência artificial
A palestra seguinte, com o tema: "O impacto da Inteligência Artificial no Marketing das Empresas", foi apresentada pelo cofundador da AmazonasCap e do Instituto de Educação Positiva (IEP), Hiran Castello Branco. 
Ele ressaltou que os recursos que a Inteligência Artificial proporciona podem ser úteis nesse processo, pois usa grande quantidade de dados dos consumidores para personalizar a comunicação, melhorar a experiência do usuário e ampliar a eficiência dos processos. "É preciso mudar a cultura interna para inovar, vencer resistências internas para rever processos, colocando o cliente no centro da estratégia. É importante, também, reunir recursos humanos e técnicos para a digitalização dos processos e capacitar as equipes para assimilar e saber operar com as novas ferramentas", ensinou Castello Branco.

Estratégias para agilizar o check out
Em seguida, importantes orientações para lojistas de todos os portes foram apresentadas na palestra: "Estratégias para agilizar o check out no ponto de venda", tema explanado pela diretora da Consultoria Empresarial DrivenCx e do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), Patrícia Cotti. Ela abordou temas como: organização do ponto de venda e tecnologias, formas de pagamento e autoatendimento,  gerenciamento de filas, treinamento dos funcionários e self checkout como tendência. 
De acordo com a especialista, para agilizar o pagamento e evitar que o cliente cancele a compra, existem recursos como: câmeras de reconhecimento de fila, pagamento por indução, compra online e retirada na loja e uso da Inteligência Artificial para criação de alertas em razão de fluxo. Em relação ao self checkout, Patrícia afirmou que o varejo de material de construção deve considerar algumas variáveis antes da implantação, como dificuldade tecnológica e processual em produtos pesados e dificuldade de leitura de códigos de barras em alguns produtos. "Pesquisas apontam que mais de 70% dos consumidores preferem o self checkout por conta da agilidade e esperam que as lojas ofereçam experiências personalizadas, como ofertas direcionadas. Hoje temos tecnologias a preços bem acessíveis, mas é importante considerar os aspectos que mencionei antes de optar pelo sistema", ensinou a especialista. 

Choque elétrico mata
O gerente de Engenharia de Produto na Sil Fios e Cabos, Nelson Volyk, encerrou a programação do dia com a palestra: "Choque elétrico mata - tabela de capacidade de corrente e seus fatores de conversão". Com a presença de eletricistas vindos de várias partes do Brasil, ele deu dicas para aprimorar o conhecimento desses profissionais sobre a capacidade de corrente e seus fatores de correção, primordial para eletricistas, instaladores predial e residencial.

Foto: Marcio Nami/Grau 10 Editora

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