Termômetro Abramat

Termômetro da Abramat mostra os empresários do setor reticentes

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) acaba de divulgar a nova edição do Termômetro da indústria de material de construção. O destaque do estudo é a manutenção do otimismo do setor no longo prazo, ainda que a avaliação do início do ano tenha ficado abaixo da expectativa.
Pesquisa conduzida entre todas as empresas associadas à entidade, o termômetro apontou que para 48% das associadas o resultado em fevereiro foi “bom” ou “muito bom”, enquanto que a expectativa positiva para o resultado total de março decresceu para 24%. Contudo, as expectativas de venda para o mês de abril são melhores, com 45% das empresas projetando um desempenho “bom” ou “muito bom”.
Importante medidor da atividade industrial, o nível de utilização da capacidade instalada das empresas associadas está em consonância com a redução do otimismo no curto prazo, chegando a 72% (4% abaixo do observado em fevereiro).
Em relação às expectativas sobre as ações governamentais, altas desde a vitória do atual governo nas eleições em 2018, pela primeira vez, desde então, teve uma mudança mais sensível. O termômetro indica que, mesmo sem avaliações “pessimistas”, pela primeira vez desde outubro do ano passadoa, é maioria o número de empresas “indiferentes” às ações governamentais, 55%, contra 45% que seguem “otimistas”. “O setor acredita na boa vontade do governo, tanto é que não há associados pessimistas com suas ações, no entanto é inegável que o não andamento de algumas reformas e medidas econômicas, previamente anunciadas, prejudicaram o setor. Dessa forma, o faturamento da indústria do setor ficou abaixo do esperado, como tem demonstrado nossas pesquisas. A indústria de materiais está, nesse caso, em consonância com um movimento que é comum a praticamente todos os segmentos da iniciativa privada,  e não  por acaso. Reiteramos que vemos no governo bastante atenção e determinação para conduzir pautas de relevância econômica, mas agora já indo para o seu terceiro mês, cresce a expectativa pela confirmação de medidas concretas que estimulem a retomada do crescimento do País” afirma Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Foto: Adobe Stock

Termômetro da Abramat mostra os empresários do setor reticentes
Compartilhe esse post:

Comentários