Termômetro da Juntos Somos Mais aponta aquecimento na construção civil
Texto: Redação Revista Anamaco
Dados de mercado compilados e analisados pela empresa Juntos Somos Mais em seu último termômetro apontam aquecimento no setor da construção civil a partir do bom desempenho apresentado nos meses de maio e junho.
O indicador, que avalia o sell-in, por meio do faturamento mensal de indústrias e varejistas do setor de material de construção de todo o Brasil, revelou ainda, que as vendas do fabricante para o varejista cresceram 7% em junho deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado. “Os principais indicadores de indústria e varejo concordam que o primeiro semestre foi abaixo do esperado, em comparação com os anos de 2021 e 2022. Os meses de maio e junho foram os mais fortes até aqui, mostrando uma possível recuperação no setor”, explica Ivan Ormenesse, head de Análise de Dados e Inteligência da Juntos Somos Mais.
Outro ponto analisado no Termômetro foi a movimentação dos preços que, entre junho de 2022 e 2023, registrou crescimento de 3,6%. No ano anterior, o mesmo dado apresentou um aumento de 12,7%.
De acordo com Ormenesse, a construção está se recuperando, gradualmente, desde a crise de 2016. “Podemos afirmar que 2023 vem mostrando leve queda em comparação a 2022, em um cenário econômico de menor estímulo ao investimento. O segundo semestre deve ser mais forte e, provavelmente, o ano que vem começará a refletir uma política econômica de maior estímulo à indústria, comércio e construção civil, à medida que a taxa Selic continue com a atual tendência de baixa”, pontua o especialista.
Foto: Adobe Stock