Timestre aquecido
A Eucatex acaba de divulgar o seu desempenho no terceiro trimestre. De acordo com os dados apresentados, a companhia alcançou taxas de crescimento acima da média de mercado em praticamente todos os segmentos que atua.
O período foi marcado pelo aumento das vendas em todas as linhas de produtos, o que resultou em um incremento de crescimento de 17,5% da receita líquida: R$ 292,9 milhões. De julho a setembro, o lucro líquido da empresa atingiu R$ 35,1 milhões, representando um aumento de 45,1% em relação ao mesmo período no ano anterior. No acumulado dos nove meses, somou R$ 80,3 milhões, 49% acima do obtido no mesmo período de 2012. "O desempenho favorável deve-se, em parte, às ações da administração e também à conjuntura dos setores de varejo e da construção civil, que tem beneficiado a demanda por nossos produtos", observa José Antonio Goulart de Carvalho, diretor vice-presidente Executivo e de Relações com Investidores.
O segmento de maior destaque foi o de madeira, com aumento de receita líquida em 17,6%, como resultado do crescimento de 6,4% das vendas físicas e da recuperação dos preços de venda. Carvalho explica que foi determinante para atingir esse crescimento, a Linha de T-HDF/MDF. Segundo ele, enquanto as vendas de MDP apresentaram crescimento moderado, ao redor de 2%, a linha T-HDF/MDF mostrou incremento de 35,3%, operando próxima à capacidade nominal. "Algumas melhorias ainda estão sendo implantadas nesta linha, com vistas à elevação de sua produção nos próximos trimestres", afirma o diretor.
Ainda no segmento madeira, o crescimento nas vendas de pisos laminados atingiu 17,4%, indicando continuidade de um bom ritmo de vendas nesse segmento.
Já as vendas físicas de tintas foram ampliadas em 6,8% e também houve recomposição de preços. O incremento foi acima da média do mercado, que apresentou um aumento de 3,5% no mesmo período, segundo informações da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).
Diversas ações estão programadas para estimular as vendas neste segmento e aumentar o crescimento na participação de mercado, que incluem a criação de novos centros de distribuição e o lançamento de novos produtos.