Tintas Verginia publica seu primeiro relatório anual de sustentabilidade
Texto: Redação Revista Anamaco
A Tintas Verginia acaba de publicar seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade com o desempenho companhia em 2022 nas áreas Ambiental, Social e de Governança. Eduardo Bathke, diretor geral da empresa, explica que o objetivo é dar transparência e mostrar os resultados alcançados com as ações de ESG para colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade em geral. Além disso, o Relatório passa a ser uma referência também para o mercado financeiro.
O executivo destaca que é com muito orgulho que a Tintas Verginia faz parte deste movimento global de pessoas e empresas que buscam gerar impacto positivo. Segundo ele, a empresa é pioneira nessa jornada no segmento e, mais uma vez, lidera esse movimento porque acredita em um mundo melhor, mais colorido e cheio de vida. “Queremos inspirar outras empresas a levantar essa bandeira e agir junto conosco. Infelizmente, ainda vivemos em um tempo em que muitos ainda não se importam ou até negam a realidade do aumento climático, poluição do ar e contaminação da água e solo; que diminuem e fecham os olhos para as dificuldades e diversidades alheias; e que se opõem às regras, à democracia e à ética. Por isso, estamos fazendo a nossa parte e compartilhando com todos os nossos esforços para transformar e regenerar o mundo em que vivemos”, destaca Bathke.
De acordo com o diretor, no ano passado, na área Ambiental, a Tintas Verginia conquistou o selo de Empresa Aterro Zero, como resultado da sua Gestão de Resíduos Sólidos, realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), fez a logística reversa de seis toneladas de embalagens com o programa Coleta Colorida, reciclou 55% dos resíduos sólidos gerados e destinou 43% dos resíduos sólidos não recicláveis para coprocessamento de energia.
Na área Social, por meio do Instituto Verginia, investiu R$ 140 mil em ações sociais, mobilizou 45 colaboradores que dedicaram 120 horas de trabalho voluntário em diferentes ações que beneficiaram a 15 instituições, impactando positivamente as vidas de mais de cinco mil pessoas. Além disso, por meio das leis de incentivo fiscal, investiu outros R$ 80 mil em projetos sociais, esportivos e culturais.
Na área de Governança, aprimorou sua gestão com o desenvolvimento de material de conduta e cultura, como Código de Ética e Conduta, Canal de Ética, Manual do Colaborador, Nosso Tom e Manual de Cultura, além de consolidar a sua matriz ESG.
Dentre os principais acontecimentos realizados em 2022, o Relatório destaca a ampliação da marca em Santa Catarina, com a abertura de duas novas lojas, em Palhoça e Florianópolis; o lançamento do modelo de franquia para a expansão dos negócios; a participação na feira Habitacon; a conquista do prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar”; a redução de até 80% no uso de produtos plásticos (sacolas, copos e strech); o lançamento de seis novos produtos - selador acrílico, fundo preparador, tinta acrílica premium, tinta acrílica standard, tinta para gesso e tinta para grafiato e textura -; a conquista da certificação Selo Inmetro; a ampliação do quadro feminino de colaboradoras; e a participação de seu colaboradores em três importantes eventos: feira internacional Abrafati, Congresso Nacional de Felicidade e feira internacional NRF Nova Iorque.
De olho no futuro
A publicação apresenta, ainda, as metas para o futuro. Na área Ambiental, com foco na gestão de resíduos, a empresa quer reduzir, anualmente, a produção de resíduos perigosos em 3% e coletar e destinar para a reciclagem 25% das embalagens usadas dos seus produtos até 2025.
Já na área Social, as metas internas são alcançar nove pontos no Índice de Felicidade Interna até 2025, potencializar a realização pessoal dos seus colaboradores por meio do engajamento, treinamentos e cultura da empresa e ampliar anualmente o número de colaboradores inscritos no programa de voluntariado corporativo. Enquanto ass metas externas são calcular o Retorno Social sobre Investimento (SROI) de todos os seus projetos e ações sociais e promover a capacitação técnica anual de pintura, educação financeira e de atendimento ao cliente, entre outros conhecimentos, para os pais das crianças das escolas públicas atendidas por seus projetos.
Na área da Governança, o compromisso é com a transparência. Por isso, as metas de futuro são publicar, anualmente, o relatório com o desempenho financeiro e socioambiental da empresa e revisitar a matriz de materialidade a cada três anos.
Foto: Ebraim Martini/Divulgação