Trabalho conjunto
Parcerias e participação colaborativa de equipes internas e clientes ajudam a definir os melhores caminhos para o fortalecimento dos negócios e para resultados crescentes
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024 |
Discos Abrasivos de Corte e Desbaste - Máster* |
Lixas - Pulverização |
*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação
Os 140 anos de experiência nos mercados de atuação foram fundamentais para a Norton Abrasivos fazer de 2024 mais um ano positivo, apesar de desafiador. O foco foi reforçar a liderança e fortalecer as áreas de negócios e, para isso, a estruturação dos planos de negócios e ações de marketing foram estratégias acertadas.
De acordo com o diretor de Engenharia de Produto e Aplicação da Norton Abrasivos América do Sul, Eduardo Barros, as parcerias com clientes é mais um pilar de sustentação dos bons resultados. Esse trabalho dá-se por meio de planos colaborativos e oportunidades identificadas em conjunto, com acompanhamento do mercado pela equipe de vendas e promotores. Além disso, a estrutura da companhia, com 14 filiais no Brasil, garante presença próxima ao cliente e suporte técnico.
Participar da Feicon - Feira Internacional da Construção, em São Paulo, foi uma das medidas que permitiram não apenas reforçar esse relacionamento, quanto apresentar as novidades em produtos.
Na avaliação de Barros, cada canal de comercialização tem suas particularidades, que são identificadas pelos profissionais de Trade Canal, responsáveis por buscarem soluções customizadas e acertadas em cada ação. “No segmento de construção civil, trabalhamos em estreita parceria com os lojistas para impulsionar a rotatividade dos nossos produtos nas prateleiras. Utilizamos como estratégias técnicas de exposição eficazes, campanhas direcionadas a balconistas e compradores, além de material de merchandising atrativo”, conta o executivo.
Outra frente são os investimentos na capacitação dos parceiros. Uma equipe de execução atua dentro das lojas, garantindo que tudo dê certo e que haja um alinhamento com as necessidades dos varejistas e, consequentemente, leve a resultados positivos.
UNIDADE REFERÊNCIA A meta é que a unidade fabril de Vinhedo (SP) torne-se
referência mundial na qualidade de rebolos e superabrasivos
Quando se tratam de áreas e processos produtivos, a Norton também não reduz a atenção. A unidade fabril, localizada no município de Vinhedo (SP), tem como meta tornar-se referência mundial na qualidade de rebolos e super abrasivos. “A ‘Super Abrasivos’ passa a ser uma fábrica inteligente com foco na indústria 4.0, máquinas integradas, que permitem mais agilidade entre os processos, melhor fluxo de produção e mais competitividade, de forma a aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade dos produtos e proporcionar melhores condições de trabalho, segurança, higiene e bem-estar aos colaboradores” explica Barros.
O compromisso com a sustentabilidade segue em paralelo, tanto internamente quanto com parceiros. Uma das iniciativas é o “Giro Sustentável”, um programa de economia circular que promove a gestão responsável dos resíduos provenientes de produtos abrasivos. Recicladores parceiros recebem esse material e fazem a destinação e reciclagem adequadas de produtos como discos de corte, desbaste e rebolos resinados ou vitrificados.
As expectativas da empresa são de continuidade de ações e do ciclo de desenvolvimento esteano. “Estamos centrados em reforçar nossa liderança no mercado e o nosso core business, consolidando o posicionamento dos nossos produtos e ampliando nossa participação em setores estratégicos. Continuaremos a fazer a diferença com a nossa equipe, que possui expertise e proximidade com os clientes, fatores decisivos para identificar novas oportunidades e desenvolver soluções personalizadas”, destaca Barros.
Prosseguem, também, as iniciativas em torno da defesa e promoção do meio ambiente e a responsabilidade social, pilares importantes para a marca e para o propósito de tornar o mundo um lar melhor.
A Norton faz parte do SEAM, o Programa de Fabricantes Europeus Sustentáveis de Abrasivos, que reúne as maiores empresas do mercado no mundo que adotem práticas de sustentabilidade dentro dos mais rigorosos padrões, como ocorre em todas as fábricas da Norton no mundo, segundo ressalta Barros.
EDUARDO BARROS Trabalhamos em estreita parceria com os lojistas para impulsionar a rotatividade dos nossos produtos nas prateleiras