Tradição e amor ao próximo nos 30 anos do Prêmio Anamaco - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

Tradição e amor ao próximo nos 30 anos do Prêmio Anamaco

Texto: Redação Revista Anamaco

O momento mais aguardado pelas indústrias do setor de material de construção ocorreu com boa música e muita alegria. O evento de entrega das premiações aos vencedores do Prêmio Anamaco 2021 aconteceu, em 15 de setembro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista, com transmissão pelo canal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), no YouTube, em formato híbrido, seguindo-se todos os protocolos de segurança determinados pelas entidades de saúde.
Considerada o “Oscar da Construção”, a premiação chegou à 30ª edição e enalteceu empresas que superaram os desafios de um ano marcado por uma crise inédita. A cerimônia foi conduzida pela jornalista Millena Machado e foi aberta com a apresentação da Orquestra de Ouro Preto.

                         
A pesquisa, conduzida pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, premiou os fabricantes que mais se destacaram nos critérios Qualidade, Preço, Atendimento ao Ponto de Venda, Orientação Técnica e Logística, em 32 segmentos.
O presidente do Conselho Deiberativo da Anamaco, Geraldo Defalco, abriu os pronunciamentos, destacando a honra e a responsabilidade de estar à frente da entidade, especialmente durante um ano de pandemia. Ele ressaltou a superação dos desafios e a união com outras entidades para colocar o setor como essencial, favorecendo a preservação de empregos e dos negócios. “Temos uma postura profissional, direcionada aos resultados”, afirmou, salientando os estudos e projetos em andamento, como o Banco Anamaco, voltado às necessidades do setor.

Os destaques do ano

A exemplo de outras edições, as empresas receberam troféus pelo primeiro e segundo lugares e medalhas pela terceira posição, além da Menção Honrosa, pelas maiores médias em Avaliação Geral. Além disso, este ano, entre os homenageados, estiveram os membros do Conselho Deliberativo da entidade, que receberam placas comemorativas. 
Como já é tradicional, a Anamaco homenageou, também, a Personalidade do Comércio, entregue ao presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Material de Construção (Febramat), Paulo Roberto dos Santos Machado, e da Indústria, concedida ao vice-presidente da Gerdau, Marcos Faraco. A Pá de Ouro de Operário Número 1 da Construção, neste ano, foi dedicada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que não compareceu ao evento.
Em seu pronunciamento, Machado considerou o Prêmio Anamaco como um estímulo ao profissionalismo e à luta da entidade por um Brasil mais forte. O homenageado parabenizou e agradeceu a todos os profissionais e parceiros que contribuem para o crescimento do associativismo. “Sou empresário há 20 anos e a história da Febramat começou há 15 anos. Tenho muito orgulho pelo trabalho em busca da melhoria das Redes, mantendo a cultura empreendedora, com crescimento, prosperidade e troca de experiências, além de parcerias com grandes entidades, como a Anamaco”, disse. A Febramat foi criada com 600 lojas e 14 Estados. Hoje, são mais de 1.200 lojas, de 28 Redes epresente em 19 Estados, além do Distrito Federal.

                         
Na sequência, o diretor Executivo e Comercial da Gerdau, Mauro de Paula, representando Faraco, proferiu algumas palavras, destacando a importância de colocar o cliente no centro das decisões da empresa. “A Gerdau completa 120 anos de atividades e é fruto do trabalho de cinco gerações de uma família empreendedora e de outras tantas famílias que contribuíram para seu desenvolvimento”, disse. “Estamos honrados com a homenagem e com uma trajetória de princípios e ética, respeitando as diferenças e a segurança. Estamos pensando nos próximos 120 anos, moldando novos produtos e negócios”, afirmou.
De Paula destacou, também, o projeto “Paixão pelo Cliente”, lançado em 2020, com estratégias e canais para a melhoria dos serviços direcionados aos revendedores. Falou, ainda, da importância da troca de informações e experiências entre a empresa e seus clientes para a construção de negócios mais sustentáveis.
Em seguida, foi a vez do superintendente da Anamaco, Waldir Abreu, que salientou a representatividade do setor junto ao Governo Federal e a importância do setor, uma vez que a casa ainda é um sonho dos brasileiros. “O País deve a muitos brasileiros sua primeira casa e a Anamaco, juntamente com as Acomacs, trabalha para isso”, disse. Lembrou, também, da trajetória da entidade e da iniciativa do presidente de honra da Anamaco, José Olavo Nogueira, fundador da primeira Acomac.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, foi outro homenageado da noite pela atuação em relações institucionais e governamentais pela construção e, por meio de vídeo chamada, falou sobre os aprendizados trazidos pela pandemia. “O brasileiro entendeu a importância da sua casa e o desafio da cadeia é atender melhor a essa população”, comentou. “Nosso partido é o da construção. Queremos um País melhor”, frisou.

                         
Foram homenageados, ainda, o presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), José César da Costa, que, em sua participação, enalteceu a força da Anamaco e o trabalho do setor, que se desenvolveu na pandemia; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Rodrigo Navarro, que falou do importante trabalho feito pelas entidades de relações governamentais e institucionais, que permitiram ao setor ser considerado essencial durante a crise sanitária e a criação de linhas de crédito para o setor. O deputado José Augusto Rosa, o Capitão Augusto, representante da Frente Parlamentar das Lojas de Material de Construção da Câmara dos Deputados, também foi homenageado. "As lojas de material de construção, com a força que têm, nunca tiveram uma frente parlamentar representando-as na Câmara dos Deputados, então para nós é um prazer fazer isso agora, nessa categoria que gera tantos empregos no Brasil e representa mais de 5% do PIB nacional. Contem conosco que teremos o maior prazer de trabalhar por vocês, cada vez mais agregando forças, trazendo pujança para este setor tão importante”, pontuou.
Daniel Alonso, empresário do setor e prefeito de Marília (SP), foi o último homenageado, que vê no amor, na família e na solidariedade a essência do setor. Ele destacou o apoio dos governos Estadual e Federal ao setor. “Hoje, temos voz. O setor é representativo na geração de empregos e é a locomotiva deste País. Viva o nosso setor”, finalizou.

Registro histórico

A Grau 10 Editora, mais uma vez, marcou presença com a Revista Anamaco e foi representada pelo seu diretor Comercial, Edvar Lopes, que falou do privilégio do setor de avaliar o comportamento do mercado, as mudanças do perfil do varejo, a evolução das marcas e a presença no ponto de venda. “São 30 anos de pesquisa e  história, contadas em palavras, números e gráficos e muito nos honra ser o veículo que torna público esse arsenal de informações”, observou.

                         
Nas palavras de Lopes, ano a ano, todos os segmentos pesquisados são eternizados nas páginas da Revista Anamaco, juntamente com o perfil das principais lideranças, um trabalho incansável da equipe de jornalistas que retrata os resultados dessas empresas, suas estratégias e perspectivas. “O que há de melhor no setor nesses 30 anos está registrado nas páginas da Revista Anamaco, que agora também é digital, ampliando sua abrangência e responsabilidade”, salientou. “É a única fonte aberta ao público para avaliação dessas preciosas informações e é nela que os lojistas buscam suas diretrizes de negócios”, completou, agradecendo a todos, parceiros, indústrias e lojistas e à Anamaco.
A Revista Anamaco abriu seu acesso minutos antes do evento começar. O QR Code para visualização da versão Digital foi colocado à disposição dos convidados presenciais e dos espectadores on-line e divulgado, simultaneamente, nas redes sociais da editora e, na sequência, ao mailing da revista. A tradicional edição impressa seguirá via Correios aos leitores cadastrados, como todos os anos.
Nesta edição Especial, todos os 32 segmentos pesquisados têm seus resultados abertos aos leitores, visando ao total entendimento da premiação. Entrevistas com os executivos das empresas líderes buscam, ainda, a compreensão dos motivos que colocaram as indústrias no posicionamento de destaque.

Parceria do bem entre a Anamaco e o Hospital do Amor

Este ano, novamente, a Anamaco une-se ao setor em esforços para arrecadar doações para a construção do Diretório de Reabilitação (DREAM), obra do Hospital de Amor, instalado na cidade de Barretos (SP) voltado ao tratamento gratuito do câncer, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). Abreu, da Anamaco, ressaltou a importância do amor, da família e da solidariedade, mote da campanha, que foi muito importante durante a pandemia e move a parceira com a instituição.

                          
O Hospital de Amor foi representado por seu diretor, dr. José Elias Miziara, que não só agradeceu a todos, como apresentou números que demonstram o trabalho realizado desde 1967, quando foi fundado pelo médico Paulo Prata, para atender a pacientes do interior paulista, que tinham dificuldade de atendimento nos hospitais de São Paulo. Hoje, o complexo conta com 5.300 colaboradores, 380 médicos, sete hospitais, 19 unidades fixas de prevenção, além das móveis, instaladas em carretas que rodam o País. “O Hospital cresceu pelo senso de humanidade do dr. Prata, que defendia a dedicação integral e exclusiva, com salário igual para todos”, contou.
Desde o segundo semestre de 2020, o sistema Anamaco engajou-se na campanha, em favor do Hospital de Amor, e desde então, mais de R$ 3 milhões em produtos foram doados pelas indústrias do setor.

Fotos: Simone de Oliveira/Grau 10 Editora

 

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