Tradição e modernidade - Revista Anamaco

Perfil de Líderes

Tradição e modernidade

Com valores corporativos que norteiam a empresa para atingir suas metas, os princípios da Montana são trabalhados pelos colaboradores e fazem parte do dia a dia de todos

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023
Stains - Pulverização

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

A Montana Química tem uma missão e uma visão. Aliando tradição e modernidade, em uma cultura organizacional que preza pelas pessoas e pelo meio ambiente, a empresa assume a missão de “Preservar para o futuro”. Andreas Von Salis, diretor superintendente da Montana, explica que, muito além de fabricar produtos para conservação de madeira, o trabalho diário da companhia é preservar o futuro dos clientes, fornecendo produtos e serviços adequados às suas necessidades; a longevidade da empresa, atuando de forma segura, responsável e rentável; os recursos naturais em todos os processos e, sobretudo, preservar o valor das pessoas, cuidando e motivando os  colaboradores.
Com essa prática cotidiana, a organização mira mais longe e tem a ambição de se tornar uma das 100 maiores fabricantes de tintas do mundo, oferecendo soluções completas para o mercado de preservação de madeira. “Nossos valores corporativos norteiam a instituição em busca do atingimento de sua missão e visão. Na Montana, o desenvolvimento de líderes, foco no resultado, inovação, melhoria contínua, satisfação do cliente e atuação em equipe são trabalhados, continuamente, por todos os colaboradores e fazem parte do nosso dia a dia”, garante o executivo.
Para trilhar o caminho até atingir o objetivo, a Montana faz a “lição de casa”, mas de olho no que acontece além dos limites da empresa. Von Salis observa que, no primeiro semestre deste ano, o desempenho do setor variou devido a fatores econômicos, políticos e sociais, mas frisa que a Montana seguiu investindo. Nesse sentido, destaca dois lançamentos de produtos com tecnologia base água. Segundo ele, com a meta de otimizar o tempo do pintor, as tintas à base de água, com secagem rápida e baixo odor, permitem que se dê duas demãos com o produto no mesmo dia. “Com profissionais focados em cada uma das nossas unidades de negócio, o objetivo é renovar o portfólio anualmente, trazendo as novidades do mercado aos nossos clientes e parceiros”, ressalta.    

   
INOVAÇÃO Entre os investimentos, destaque para o lançamento de dois produtos
com tecnologia base água

O diretor superintendente da Montana pontua que a jornada da empresa este ano foi repleta de desafios superados e conquistas notáveis. Com base nesse histórico, o executivo diz que olha para frente com otimismo, frisa que metade do ano passou e expressa sua satisfação com as conquistas que a equipe alcançou.
Von Salis reforça que o mercado de tintas desempenha um papel vital em diversos setores, desde a construção até a indústria automobilística e decoração e garante que o compromisso da Montana com a qualidade, inovação e atendimento ao cliente destacou a empresa ao longo do tempo e isso continuará a ser a base do sucesso da companhia no segundo semestre de 2023. “É com grande entusiasmo e confiança que discuto as perspectivas e oportunidades que o segundo semestre deste ano nos reserva no mercado de tintas. Prevemos de 2% a 2,5% de aumento no volume de vendas. A Montana registrou incremento de 13,3% no seu faturamento bruto em um ano, saindo dos R$ 362 milhões em 2021 para o recorde de R$ 410 milhões no ano passado”, revela.
O executivo lembra que a performance foi resultado do aumento significativo na demanda por seus produtos/serviços devido à recuperação econômica pós-pandemia. Segundo ele, com os ventos a favor, conseguiu implementar, com sucesso, novas estratégias de marketing digital, ampliando sua presença on-line e alcançando um público mais amplo.
No entanto, o diretor-superintendente explica que houve desafios notáveis, como a escalada dos custos de matéria-prima e logística, pressionando as margens de lucro, bem como a dificuldade em encontrar e reter talentos qualificados em um mercado de trabalho competitivo. A empresa também enfrentou incertezas relacionadas às flutuações nas condições de mercado global e às regulamentações em constante mudança, exigindo uma adaptação ágil para manter a vantagem competitiva.
Considerando os dois cenários, o executivo garante que os planos traçados para 2022 foram colocados em prática com sucesso, seguindo um planejamento estratégico consistente e o resultado foi o crescimento. “Adaptamo-nos rapidamente às mudanças nas condições de mercado.
Com isso, acompanhamos o desempenho dentro das estimativas das associações, que geraram um norte quanto à nossa performance”, explica.
De acordo com ele, o fabricante destina bastante atenção à área de treinamento, classificada pelo executivo com uma vocação da companhia, que investe na capacitação de revendedores/lojistas, tanto com ações feitas nas próprias lojas e também pelo Clube da Madeira da Montana Química.
 

ANDREAS VON SALIS Olho para a frente com otimismo. Metade do ano passou e expresso minha satisfação com as conquistas que a equipe Montana alcançou

 

Tradição e modernidade
Compartilhe esse post:

Comentários