Economia

Trajetória de expansão

As vendas de material de construção registradas pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) em seu Índice de outubro foram 2,44% maiores do que em setembro. O resultado reforça a tendência de retomada do crescimento do setor após a crise, como vem sendo observado desde março.
Com o resultado, o indicador, nos últimos 12 meses, registra queda de 13,10%, e na comparação com o mês de outubro de 2008 o recuo é de 12,59%. O acumulado de janeiro a outubro deste ano diminuiu 14,81% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a entidade, a previsão de fechamento para 2009 continua apontando para um resultado 5% inferior ao registrado em 2008. "Essa previsão reflete uma evolução mais realista do setor no ambiente pós-crise, cujos efeitos já foram sentidos a partir do último bimestre do ano passado", explica Melvyn Fox, presidente da Associação.
O desempenho das vendas das indústrias de material de acabamento superou os resultados das empresas de material básico na comparação com o mês anterior. Enquanto os fabricantes de itens de acabamento tiveram resultados 4,15% melhores do que em setembro, na indústria de base esse indicador ficou em 1,62%.

Trajetória de expansão
Compartilhe esse post:

Comentários