Tramontina realiza investimentos para atender à demanda de material elétrico
Texto: Redação Revista Anamaco
A Tramontina acaba de inaugurar o prédio do Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPeD), construído para atender, com exclusividade, às demandas da fábrica de material elétrico. Localizado em Carlos Barbosa (RS), o local reúne sete laboratórios, que ocupam uma área construída de dois mil m².
Com a nova estrutura, a empresa amplia a sua capacidade de inovação e o padrão de qualidade, confiabilidade e precisão dos produtos destinados às instalações elétricas, conforme as necessidades de mercado. “A tecnologia embarcada no CIPeD favorece o controle de processos e a análise da conformidade dos produtos com as principais normas de fabricação, de desempenho e segurança exigidos no Brasil e no exterior, bem como a pesquisa e o desenvolvimento de novos itens, impulsionando o crescimento da empresa”, comenta André de Lima, diretor Executivo da fábrica de material elétrico da Tramontina.
Para atender à demanda crescente, a Tramontina realizou investimentos em novas tecnologias e na capacitação de seus recursos humanos, para aprimorar a análise da conformidade nos laboratórios de ensaios instalados no novo prédio do CIPeD: metrologia e instrumentação; material metálico; material polimérico; luminotécnico; plugues, tomadas e interruptores; eletros; e produtos para proteção e comando.
Entre as aquisições estão uma segunda máquina de medição tridimensional CNC, com capacidade de processamento superior ao modelo em operação na empresa, e uma máquina de medição óptica sem contato, que favorece a perfeição do dimensionamento das matérias-primas utilizadas nos produtos. Outra novidade é o equipamento de névoa salina, que permite o ensaio de corrosão em matérias-primas metálicas e a verificação do atendimento às normas e especificações exigidas.
De acordo com a empresa, com os investimentos, o novo espaço, além de realizar ensaios de rotina para garantir a qualidade de todos os lotes produzidos, possui condições de recriar os testes realizados nos laboratórios de certificação credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Realizamos os ensaios preliminares, que nos apontam os resultados dos produtos, antes mesmo destes serem submetidos aos ensaios de certificação pelos organismos credenciados. Os nossos laboratórios também estão prontos para verificar a eficácia das alterações de projetos, mantendo a confiabilidade dos produtos que evoluem conforme as necessidades de mercado”, explica Lima.
Foto: Divulgação