Unidade Riograndense da Gerdau recebe investimentos para modernização da aciaria
Texto: Redação Revista Anamaco
A Gerdau inaugurou, oficialmente, em 12 de dezembro, a unidade de aços longos Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS), que recebeu investimentos como parte de um novo ciclo de crescimento sustentável da companhia.
A cerimônia contou com a presença de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; de André Gerdau Johannpeter e Rubens Pereira, respectivamente vice-presidente do Conselho de Administração e vice-presidente da Gerdau, além de autoridades e executivos da organização.
O investimento R$ 200 milhões teve como objetivo a modernização das instalações da aciaria, implementação de melhorias na jornada de transformação digital e indústria 4.0 e o aprimoramento de melhorias nas condições ambientais e de segurança no processo de produção do aço, como a modernização do sistema de despoeiramento. Durante a execução dos investimentos, foram gerados mais de 400 postos de trabalho diretos e indiretos.
Para Johannpeter, a inauguração marca um dos maiores investimentos da história da planta, que celebra 66 anos em 2023, e reforça o compromisso da empresa com o Estado desde sua fundação. “A modernização da Riograndense a prepara para seguir atendendo à demanda futura por aço dos nossos clientes em todo o Brasil. Esse investimento também reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul, baseado em pilares estratégicos como a inovação e a sustentabilidade”, afirmou.
Leite, por sua vez, ressaltou que a Gerdau é exemplo da pujança da indústria gaúcha e que novo investimento deverá contribuir para elevar a produção do aço nacional a um novo patamar tecnológico e de qualidade. “Para o Estado, é uma enorme satisfação constatar que nossos esforços em propiciar um ambiente com melhores condições de competitividade encorajam investimentos privados dessa magnitude. A Gerdau, que tanto já fez pelo desenvolvimento do nosso Rio Grande, demonstra a confiança no futuro do Estado e contribui diretamente para alavancar a geração de emprego e renda. Com a manutenção do equilíbrio fiscal, seguiremos realizando os avanços estratégicos e decisivos para a atração de investimentos como esse”, frisou o governador.
Com 1.200 colaboradores, a unidade Riograndense possui capacidade anual de produção de aço bruto de 450 mil toneladas e de 495 mil toneladas de produtos acabados, incluindo vergalhão, fio-máquina, barras, trefilados e pregos. A planta produz aços longos com uma matriz 100% reciclável, tendo a sucata metálica como matéria-prima, o que torna o aço produzido na usina um produto com uma baixa emissão de carbono.
Foto: Divulgação