Unidade Vitória da CSN Cimentos renova o Selo Ecológico Falcão Bauer
Texto: Redação Revista Anamaco
A unidade Vitória da CSN Cimentos conquistou a renovação do Selo Ecológico Falcão Bauer para os cimentos CPIII 40 e CP III 32. A unidade passou por uma auditoria externa que validou a metodologia utilizada para calcular a emissão de CO2 em seus produtos, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, sendo a única empresa no Brasil que possui cimento certificado ecologicamente.
O reconhecimento da auditoria independente e conquista do Selo considerou todo o processo de fabricação do cimento CPIII 40 e CPIII 32, em cuja produção se recupera ainda mais resíduos industriais e, desta forma, utiliza menos clínquer. Assim, os produtos apresentam maior redução nas emissões de CO2. Outro fator importante para o meio ambiente é que esses resíduos deixam de ser destinados a aterros sanitários.
José Vanderlei de Abreu, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produtos da empresa, enfatiza a importância do selo. “Para chegar neste patamar é necessário passar por um complexo sistema de auditoria de certificação, rastreabilidade e validação sob padrões rigorosos, reforçando nosso compromisso em atender as demandas dos clientes dos segmentos técnico e industrial, que já realizam projetos mais ecológicos, visando certificações verdes nas edificações”, frisa.
Além disso, a conquista do Selo reforça a vantagem competitiva da CSN Cimentos e seu compromisso no desenvolvimento de soluções sustentáveis. “Estamos no caminho certo. Os processos de produção e metodologias avaliados estão sendo reproduzidos em outras unidades, conforme suas características locais, ampliando o ganho para o meio ambiente” destaca Bruno Hallak, gerente de Sustentabilidade da CSN Cimento.
Foto: Divulgação