Universidade Corporativa Carajás investe no desenvolvimento de pessoas
Texto: Redação Revista Anamaco
Com o objetivo de se manter próxima e aperfeiçoar os conhecimentos de seus colaboradores, a Carajás Home Center dispõe para os funcionários a Universidade Corporativa Unicarajás. Com cursos 100% on-line e gratuitos, realizados em horário de trabalho e voltados aos seus mais de três mil colaboradores, a iniciativa possui grade completa, que contempla desde os profissionais em início de carreira, como estagiários e jovens aprendizes, até a diretoria da empresa.
Em formato inclusivo, a Unicarajás segue trilhas de conhecimento dentro do universo da construção. “Cada usuário recebe uma trilha de aprendizagem adaptada à função realizada, com ênfase nas habilidades interpessoais necessárias para a posição ocupada, além da preparação para um próximo passo, estimulando a evolução na carreira, explica Daniel Afonso, analista de Gente e Gestão da Carajás Home Center.
Segundo ele, a trilha segue as nomenclaturas do dia a dia do colaborador, como Projeto, Alicerce, Alvenaria, entre outros, em mais de 250 treinamentos ativos, que totalizam 455 horas de conteúdo educacional, disponíveis na plataforma.
Entre os temas apresentados há fundamentos para atendimento ao cliente e formas de comunicação do trabalho, voltado a estagiários e jovens aprendizes; desenvolvimento de autoliderança para operadores; introdução da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e uso seguro da internet com foco na formação de consultores de vendas; uso de e-mail corporativo e NPS para analistas e compradores; gerenciamento de conflito destinado a lideranças; negociação, produtividade e gestão de tempo para coordenadores; feedback, feedforward (o conceito de, após realizar uma análise do comportamento do colaborador no ambiente de trabalho, reconhecer quais de suas habilidades profissionais precisam ser desenvolvidas para o futuro) e diversidade para aperfeiçoamento de diretores.
Lançada há um ano, para a liderança a programação é baseada em cases práticos e formação baseada em escola de negócios reconhecida pelo mercado. De acordo com Renato Guedes, diretor Executivo de Gente e Gestão da Carajás Home Center, a varejista, que no passado chegou a buscar talentos de outras regiões, resolveu investir também na preparação da média gerência visando a capacitação para posições sêniores. “A Carajás tem um DNA centralizado na satisfação dos clientes, inspirado pelos fundadores no dia a dia. Entendemos que o nosso sucesso é resultado do engajamento das pessoas, que já absorveram essa essência e merecem crescer junto com a gente”, explica o executivo.
Para auxiliar na escolha do treinamento certo, o gestor de cada área faz a indicação e orientação dos cursos ideais para o momento profissional do colaborador, seus desafios e oportunidades. A jornada de estudos ocorre durante o expediente. Em todas as 13 unidades da Carajás, entre lojas e Centros de Distribuição, há um ambiente dedicado para o estudo, o Cyber Carajás.
Desde o início de 2023, o programa tem alcançado o engajamento dos colaboradores, com mais de 100 mil matrículas realizadas em cursos diversos. A variedade de treinamentos permite formações complementares, ampliando o conjunto de habilidades e conhecimentos.
Afonso garante que os resultados são animadores. Ele comenta que, somado aos treinamentos presenciais da Carajás, entre janeiro e novembro deste ano, são mais de 130 mil horas de treinamentos promovidos pela varejista. “O nosso indicador supera 50 horas de aperfeiçoamento por colaborador, o que demonstra o engajamento do nosso time”, afirma.
Guedes reforça que a Carajás é feita por pessoas, há 25 anos, com uma história muito rica em Alagoas, chegando a outros Estados do Nordeste, como Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí. “Preparamos até alguns cursos com o sotaque, com o jeitinho das pessoas, para valorizar a cultura nordestina. O próximo passo dessa iniciativa é abrir a Unicarajás para a comunidade do nosso entorno. Em 2024, trabalharemos para viabilizar a iniciativa e assumir o compromisso de formação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, dando acesso a pessoas de diferentes origens e setores a programas educacionais de alta qualidade”, conclui.
Foto: Divulgação