Utilização da Capacidade Operacional da indústria da construção sobe em outubro
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da indústria da construção subiu três pontos percentuais em outubro, chegando aos 70%, o que representa o maior patamar para o mês desde 2013.
O resultado é seis pontos percentuais acima da média histórica para o mês, que é de 64%. “O setor está vivendo um momento importante, com crescimento significativo nas contratações e na compra de material ligados à construção, sobretudo com relação à construção de edifícios, que ganhou impulso com as mudanças realizadas no programa Minha Casa, Minha Vida, que acontecem desde o fim do ano passado”, avalia Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
O estudo mostra, ainda, que o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção ficou em 48,7 pontos. O resultado é um ponto acima da média histórica para outubro (47,7 pontos). Já o indicador que mede a evolução do emprego fechou o mês em 47,5 pontos, 1,2 ponto acima da média histórica. “Isso mostra que os empresários percebem que o desempenho e o número de trabalhadores evoluíram de forma mais favorável”, acrescenta o gerente.
Para esta edição da Sondagem foram consultadas 332 empresas, sendo 124 de pequeno porte, 143 médias e 65 grandes.
Foto: Adobe Stock