Valiosas dicas para o varejo - Revista Anamaco

Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

Valiosas dicas para o varejo

Texto: Redação Revista Anamaco

A programação de palestras do dia 01/04, apresentadas no Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX Brasil - organizadora da Feicon - teve como destaque a ampla gama de informações e orientações para que o varejo de material de construção organize melhor o ponto de venda, mantenha as equipes de vendas motivadas e coloque em prática a realização de campanhas promocionais para incentivar o consumo
A presença de um público bastante interessado, que lotou o espaço de exibição do conteúdo, foi outro destaque do evento, que se consolida, cada vez mais, como uma das principais atrações da exposição. 
A primeira palestra do dia, com o tema: "Equipe eficiente: o que fazer para manter os profissionais de venda sempre motivados ", foi ministrada pelo consultor e especialista em varejo, Sidnei Lasta, que tem 14 anos de experiência no setor. 
Ele ressaltou que o consultor de vendas precisa entender todo o ciclo de vendas para atingir bons resultados, lembrando que é fundamental que o lojista deve ser criterioso desde a seleção dos profissionais. deixando bem claros quais serão seus objetivos, responsabilidades, competências, indicadores e metas. "É importante desenhar o perfil da pessoa, checar se ter conhecimento do ramo, iniciativa e capacidade de conhecer e entender as necessidades dos clientes", frisou. 
O palestrante destacou algumas ações para que as equipes estejam sempre motivadas, como cuidar do desenvolvimento profissional, manter um RH estratégico na loja, oferecer capacitação contínua e reconhecimento financeiro. Premiações e bônus também fazem parte deste pacote de benefícios. Segundo Lasta, o lojista deve, ainda, comunicar sempre o que a loja está fazendo, como campanhas e ações desenvolvidas no ponto de venda. 
Na sequência, o tema em destaque foi: "Promoções no ponto de venda: como escolher as melhores ações", apresentado pelos diretores da Santo Traço (SP), Douglas Madureira - que tem 22 anos de atuação no mercado, criando e ajudando empresas dos mais diversos segmentos a se reposicionar no mercado, alavancar vendas e criar experiências únicas - e Daniel Bueno - responsável em coordenar a implantação de projetos de arquitetura comercial, design para varejo e replicação de conceito de lojas em todo o Brasil. A Santo Traço desenvolve um trabalho de reposicionamento do negócio através do design e das estratégias da marca. 
Eles destacaram que a loja deve fazer campanhas promocionais para atrair o consumidor, lembrando que 55% dos profissionais do setor decidem o que comprar no ponto de venda e este percentual salta para 70% no caso do consumidor final. "É dever da loja influenciar o cliente na tomada de decisão. Quando o lojista facilita para o cliente, mais rapidamente ele terá ideia do que precisa", disse Madureira. 
                                               
De acordo com Bueno, para que a estratégia funcione, o vendedor precisa ter conhecimento e apresentar soluções técnicas ao consumidor. Quanto às estratégias a serem adotadas, eles ressaltaram que é necessário criar pontos de promoção interessantes na loja, promovendo por preço baixo, destacando, por exemplo: ofertas de oportunidade; somente hoje ou pague um e leve dois". Outra maneira é promover os itens por valorização: lançamentos, exposição diferenciada de produtos ou que tenham maior valor agregado. Os destaques devem estar inseridos de maneira inteligente na jornada de compra e alinhados com as estratégicas comerciais do negócio.
Na visão dos palestrantes, cada tipo de promoção tem sua função e deve fazer parte da jornada de compra do cliente. "O lojista tem de entender o espaço físico da loja como um local que comporta 'X' gôndolas e 'X' produtos, pensar na circulação do cliente na loja e apresentar as categorias de maneira inteligente e daí partir para a definição de oportunidades de ofertas a serem colocadas", disse Bueno. 
Outra dica importante é que o resultado é melhor quando se promove marcas conhecidas, uma vez que isso passa para o cliente a sensação de estarem "empurrando produtos de baixa qualidade". "Esteja competitivo nos produtos que os clientes têm percepção de preço. Isso atrairá mais pessoas para a sua loja. O comerciante deve observar a loja, avaliar a jornada de compra e implantar campanhas de preço e valorização", finalizou Madureira. 
Logo em seguida, o público acompanhou a explanação da palestra: "Exposição criativa: importantes iniciativas para atrair o consumidor. A palestrante, Sônia Paloschi, da Purchase Comunicação & Marketing (SP), tem uma trajetória desenvolvida nas áreas de Marketing e Visual Merchandising, em empresas nacionais de médio e grande porte, com destaque para Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, C&A Modas e os Shoppings Eldorado e Parque D. Pedro. A empresa tem como foco o desenvolvimento de projetos para lojas conceito e sua operação, através das técnicas de Visual merchandising e a Comunicação no PDV, fazendo a interface entre compras, operações e marketing, na qual suporte as campanhas publicitári as e institucionais e suas aplicações.
Ela salientou que, atualmente, a conveniência é cada vez maior com a venda on-line, reforçando a necessidade cada vez maior de se criar diferenciais para atrair o consumidor. O lojista precisa estudar os produtos e suas variáveis e encontrar neles o ponto fundamental para aumentar as vendas. "O entendimento cada vez maior de que o varejo da construção é para todos e para ser cada vez mais democrático tem de buscar novos formatos", explicou Sonia, acrescentando que uma boa estratégia é de transformar a necessidade em desejo, mesmo que sejam produtos de subsistência. 
Segundo ela, o layout deve ser comercial e intuitivo, valorizando-se vitrines e displays, tornando o espaço atraente e aconchegante, facilitando a escolha por parte do consumidor. "O varejo do setor deve, cada vez mais, discutir sobre o mercado de construção, onde o visual merchandising está fazendo a diferença para atrair os consumidores", acrescentou.

Fotos: Alan Morici/Grau 10 Editora

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