Varejistas de construção conectados - Revista Anamaco

Pesquisa

Varejistas de construção conectados

Texto: Redação Revista Anamaco

Em levantamento recente, a Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, buscou entender o nível de digitalização das lojas de material de construção nas diferentes regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de agosto, via e-mail, com 1.014 proprietários de lojas do setor.
De acordo com o estudo, a maioria das lojas realiza vendas por canais remotos ou digitais (95%), sendo que 92% afirmam vender por Whatsapp. Por outro lado, a penetração via canais digitais é menor, apenas 12% utilizam os marketplaces e sites próprios.
A pesquisa também avaliou a representatividade dos canais remotos ou digitais, no qual, atualmente, 25% do faturamento é proveniente de vendas remotas e 2% de canais totalmente digitais. No entanto, entre as lojas que vendem digitalmente, identificamos que até 43% do faturamento delas pode ser proveniente de vendas remotas ou digitais, sendo que marketplace e/ou o site próprio respondem por 16% do total das vendas.
Ivan Ormenesse, Head de Inteligência e Data Analytics da startup, comenta que 27% do faturamento dessas lojas já é proveniente de vendas remotas ou digitais, que é um número bastante representativo para o setor que ainda é bastante off-line e analógico. “Por conta disso, ainda temos muito espaço para inovar e a Juntos Somos Mais atua nesse sentido: fortalecendo todo o ecossistema e trazendo a digitalização para o dia a dia dos varejistas de construção”, garante.
O levantamento apurou que, quando uma loja explora mais as possibilidades vendendo remoto e digitalmente, a possibilidade de ganho de faturamento é muito maior. Inclusive, 85% dos proprietários concordam que os canais remotos e digitais ajudaram a conquistar novos clientes e 84% afirmam que os mesmos ajudaram a aumentar vendas. “Esses números mostram que o segmento já possui uma boa abertura para a transformação digital, mesmo que a compra presencial ainda seja importante. Com a Covid-19, muitas empresas tiveram grandes avanços tecnológicos e, a partir de agora, cada vez mais a digitalização será mais rápida. Além disso, vemos um grande diferencial no setor de construção civil: a valorização que as pessoas passaram a ter por seus lares e cômodos. A inovação, com toda a certeza, chegou para ficar nesse segmento”, comenta Fábio Viegas, diretor de Fidelização da Juntos Somos Mais. 

Foto: Adobe Stock

Varejistas de construção conectados
Compartilhe esse post:

Comentários