Varejistas tradicionais de matcon passam por reformas e melhorias na operação - Revista Anamaco

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Varejistas tradicionais de matcon passam por reformas e melhorias na operação  

Texto: Redação Revista Anamaco

Com o consumidor mais antenado e exigente, há tempos, o velho atendimento de balcão foi perdendo espaço para o autosserviço. Assim como a ideia de que as lojas de material de construção eram depósitos de produtos foi ficando para trás. Dispostas a inovar e se aproximar dos consumidores finais, sob os cuidados da KT Arquitetura de Negócios, Multfer e Casa Teruya estão de cara nova.
Ambas são empresas familiares, em atividades há mais de 30 anos, comandadas por mulheres e que decidiram se transformar, saindo do atendimento meramente profissional aos trabalhadores do setor para atender aos clientes finais apostando em uma mudança de posicionamento.
O resultado de acordo com Júlio Takano, CEO da KT Arquitetura de Negócios, foi a transformação das empresas em parceiras da indústria, ampliação de seções e produtos nas lojas e um novo estilo de atendimento, com a venda no balcão dando lugar à semi-assistida e ao autosserviço.

A Multfer, que possui 10 unidades, nove delas voltadas para profissionais e uma para o varejo, localizada em Mogi-Guaçu, no interior paulista, e era focada em material elétrico, decidiu, em 2022, dar uma virada no negócio para acabar com o estereótipo de que não era nada atraente, era pouco iluminada e abarrotada de produtos. “Sempre tivemos interesse em reformar a loja, que era apenas um balcão de atendimento. Eu queria algo diferente para perpetuá-la e, principalmente, criar uma experiência nova para os clientes”, conta Lara Baron Zenari Gerbi, CEO da empresa.
Takano comenta que foi diante dessa necessidade que começaram as mudanças na unidade da Bandeirantes. “Procuramos com nossa arquitetura de negócios tornar a operação mais focada em B2C, com extensão do mix de produtos, limpeza visual das gôndolas e um trabalho de reposicionamento da marca”, explica Takano.
Com isso, a seção de material elétrico ganhou, ao seu lado, as áreas de jardinagem, iluminação, hidráulica, ferramentas, etc. “As mulheres não iam às compras e precisávamos tornar a loja mais amigável e convidativa para o público feminino”, acrescenta.
Para abrigar o portfólio ampliado e com mais fabricantes e os novos  espaços, como uma cafeteria para os clientes, uma academia para cursos e treinamentos profissionais e um mezanino para eventos e reuniões com fornecedores, a Multfer quase dobrou sua área de vendas, passando de 800 m² para 1.500 m². “Várias das marcas novas nunca tinham se relacionado com a empresa. E hoje, reunir essa constelação de grandes companhias é poderoso, mostra o quão eficiente é a arquitetura de negócios”, frisa Lara.
Segundo ela, hoje, cerca de 60% dos clientes da loja são consumidores finais, índice que girava em torno de 10% antes das mudanças.

Dando vida ao sonho

Na Casa Teruya, localizada no bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, a mudança começou pelo próprio nome da loja. Antes Varejão Teruya, o empreendimento abriu as portas de sua “nova” operação em dezembro de 2023.
Cláudia Tiemi Gusukuma Teruya, CEO da Casa Teruya, lembra que assumiu o comando da empresa em 2021 e tinha como meta fazer mudanças, só não sabia como. “Buscava algo disruptivo e inovador, aliado ao sonho de ampliar a loja fundada por meu marido. Vimos que era o momento perfeito para darmos esse importante passo de evolução”, explica. 
Além do nome, o azul quase apagado da fachada antiga de 100m da loja foi trocado por um vermelho vivo, que ganhou em toda a extensão, e também nas laterais, 60 telas grandes de retail media estrategicamente posicionados. O primeiro andar, antes sem uso, ganhou novas seções, como o de Informática e Telefonia e Segurança e Comunicação.

Paralelamente, aconteceram transformações nas áreas de vendas, reforçadas por espaços para produtos pet, decoração e jardinagem e, agora, a loja tem um mezanino com espaço para treinamentos e reuniões, rooftop no terraço para um tempo de descompressão e uma cafeteria no térreo. “Não é mais simplesmente um local de compras de material elétrico e de construção, mas de entretenimento e conhecimento, com atendimento diferenciado”, diz Takano.
A Casa Teruya também foi ampliada, passando de 800 m² para 1.500 m² e a CEO revela que negocia com fornecedores da indústria a elaboração dos primeiros cursos e treinamentos para os profissionais conhecerem o novo espaço. “Vamos trabalhar para mantermos a excelência do nosso atendimento aos eletricistas, encanadores, pedreiros e outros profissionais, agregando as novidades em nosso espaço aos clientes finais. Não queremos apenas vender produtos, mas proporcionar boas experiências aos nossos visitantes”, completa Cláudia.

Fotos: Divulgação

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