Varejo conta experiências das ações implantadas durante a pandemia
Texto: Redação Revista Anamaco
As lojas abertas ao público durante a quarentena implantaram procedimentos inéditos nos estabelecimentos com foco na saúde e segurança dos colaboradores e dos clientes para impedir o contágio do covid-19. As medidas são essenciais, especialmente, nos municípios obrigados a seguir o isolamento social, como no Estado de São Paulo.
As mudanças implementadas durante o período de crise foram pauta da reunião do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O encontro, com caráter de prestação de serviço, contou com a participação de representantes de comércios varejistas de alimentos e de construção.
As ações relatadas por eles vão além da instalação de totens com álcool em gel na entrada e saída dos locais, higienização dos carrinhos de compras e medição de temperatura dos colaboradores no início da jornada de trabalho e dos clientes na entrada das lojas.
Uma das participantes, a C&C Casa e Construção, por exemplo, contou que orientou os funcionários com vídeos educativos sobre o uso de equipamentos de proteção individual e outras dicas para atendimento do público durante a pandemia. "Identificamos alguns possíveis cenários, que principalmente os atendentes poderiam enfrentar dentro das lojas, e gravamos orientações de como lidar com essas situações, para que pudéssemos nos antecipar", explica Thiago Miura, assistente de Meio Ambiente da empresa.
Por causa do tempo da quarentena, em vigor desde 24 de março em todo o Estado de São Paulo, algumas empresas tiveram tempo de aprimorar ações adotadas no início desse período. A Saint-Gobain, responsável pelas operações da Telhanorte, adaptou a disponibilização do álcool em gel nas 65 das 74 unidades abertas ao público. Se antes um funcionário espirrava o produto nas mãos dos clientes, agora um totem com pedal permite o acesso ao produto sem que o consumidor encoste no recipiente.
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