Varejo da construção em alta
Texto: Redação Revista Anamaco
Após seis meses consecutivos de crescimento com ganhos acumulados de 32,2%, o volume de vendas do comércio varejista nacional na passagem de outubro para novembro ficou estável, com variação negativa de 0,1%.
No confronto com igual mês de 2019, também houve perda de ritmo, com o varejo crescendo 3,4% em novembro, menos que a alta de 8,4% em outubro. Apesar da desaceleração, o setor se encontra 7,3% acima do patamar pré-pandemia. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (15 de janeiro), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a pesquisa, a queda no consumo de alimentos foi a principal responsável por frear a sequência de altas do setor.
Das oito atividades investigadas, cinco cresceram na comparação com o mês anterior. Nesse cenário, o comércio varejista ampliado, que inclui, além das oito atividades de varejo, veículos, motos, partes e peças e material de construção, manteve o crescimento e registrou a sétima alta no volume de vendas, de 0,6%, em novembro, frente ao mês anterior.
Na comparação com novembro de 2019, o segmento registrou a quinta taxa positiva com aumento de 4,1%, após a alta de 6,1% em outubro. Porém, o varejo ampliado já se encontrava em novembro 5,2% acima do patamar de fevereiro. Com o resultado, no ano, a venda de material de construção registrou alta de 10,1%.
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