Varejo de material de construção registra incremento nas vendas em novembro
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) acaba de divulgar os dados de sua Pesquisa Tracking Mensal. De acordo com o levantamento, o varejo de material de construção cresceu 5% em novembro em relação a outubro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o desempenho foi 2% superior. Já no acumulado do ano, as vendas do setor apresentam incremento de 6,5% sobre o mesmo período de 2017 e nos últimos 12 meses a elevação é de 7,5%.
A pesquisa aponta, ainda, que quase todas as regiões do País apresentaram crescimento, com destaque para o Sul (9%), Nordeste (8%), Norte (5%) e Sudeste (4%). O Centro-Oeste, que foi a região que mais cresceu no mês passado (18% sobre setembro), apresentou queda de 10% em novembro. “O desempenho no mês indica a confiança do setor nas ações anunciadas, até agora, pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro. O otimismo com relação ao governo nos próximos 12 meses atingiu 84%, maior patamar desde janeiro de 2013. Fora isso, os lojistas acreditam que o novo governo dará prioridade à Saúde, Segurança Pública e Educação, áreas que influenciam diretamente o nosso setor, com a construção de escolas, hospitais e novos presídios”, observa Claudio Conz, presidente Executivo da entidade.
O levantamento mostra, também, que quase metade dos lojistas pretende realizar investimentos nos próximos 12 meses (45%), incluindo treinamento de funcionários. Nesse cenário, 16% dos entrevistados querem contratar novos funcionários já em dezembro.
Entre as categorias avaliadas, revestimentos cerâmicos apresentaram o maior aumento no mês (12%). Tintas tiveram desempenho 7% superior a outubro, já telhas de fibrocimento apresentaram índice 3% maior no período.
Conz explica que a previsão de vendas em dezembro deve ser inferior a novembro, porque tradicionalmente, por conta das festas de fim de ano, as pessoas param de reformar e construir até a primeira quinzena do mês. “Dessa forma, é esperado que tenhamos um desempenho inferior a novembro, com o consumidor retomando as obras só após as férias escolares. Ainda assim, devemos fechar o ano com crescimento de 6,5% sobre 2017, quando tivemos faturamento de R$ 114,5 bilhões. Estamos confiantes de que teremos um 2019 ainda melhor”, antecipa o presidente da Anamaco.