Varejo em recuperação
A proximidade do fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para os produtos da linha branca (prorrogado até 31 de janeiro de 2010 apenas para os produtos de baixo consumo energético) estimulou o movimento no varejo nacional no mês de outubro.
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve crescimento de 1,3% na atividade varejista do mês de outubro em comparação a setembro, desempenho puxado pelo segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, que avançou 1,1% em outubro contra o mês anterior, dados já ajustados sazonalmente.
Na comparação anual, frente ao mesmo mês de 2008, outubro registrou alta de 7,1%, a maior taxa de crescimento anual desde dezembro do ano passado, que havia sido de 7,5% contra dezembro de 2007.
Apesar da queda mensal de 0,9% em outubro, o setor de veículos, motos e peças registrou avanço de 20,4% na comparação com outubro do ano passado. Em seguida, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática avançou 12,2% em outubro em relação ao mesmo mês de 2008. Por sua vez, o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apontou elevação de 10,6% nesta mesma base de comparação.
O destaque de queda, na comparação anual, continua sendo o segmento de material de construção, que registrou recuo de 18,2% em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2008. Também na comparação mensal, o setor registra queda: 1,9%. No acumulado do ano, o segmento registra desaceleração de 14,8%.