Varejo paulista deve gerar 47,5 mil postos de trabalho no último trimestre do ano - Revista Anamaco

Pesquisa

Varejo paulista deve gerar 47,5 mil postos de trabalho no último trimestre do ano

Texto: Redação Revista Anamaco

O varejo paulista deve encerrar o último trimestre do ano com a geração de cerca de 47,5 mil postos de trabalho com carteira assinada, de acordo a Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo (PESP), índice da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Se confirmados esses números, a criação de vagas será semelhante à registrada no mesmo período de 2021, quando o segmento gerou 47.472 empregos celetistas no Estado.
De acordo com a entidade, mensalmente, o setor comercial - formado pelas divisões varejista, atacadista e de comércio e reparação de veículos - tem mantido uma geração de vagas em torno de 15 mil novos vínculos, patamar relevante, embora menor do que o observado no ano passado.
Contudo, para os últimos três meses do ano (especialmente em outubro e novembro), a expectativa é de que também haja uma aceleração na geração de empregos, graças à proximidade das tradicionais datas comemorativas, impactando principalmente os segmentos do varejo.
A FecomercioSP aponta que o desempenho das vendas e a empregabilidade do setor serão influenciados, também, pela capacidade da população de transformar a renda em consumo. Neste sentido, a desaceleração inflacionária, o avanço do crédito em 2022 e a queda do desemprego podem contribuir, mas os aumentos da inadimplência e do endividamento familiar, por outro lado, devem ser motivos de cautela.

Foto: Adobe Stock

Varejo paulista deve gerar 47,5 mil postos de trabalho no último trimestre do ano
Compartilhe esse post:

Comentários