Varejo paulista encerra semestre com faturamento acima da média para o período
Texto: Redação Revista Anamaco
O varejo do Estado de São Paulo obteve o melhor resultado para o primeiro semestre, desde 2008 - início da série histórica da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV). De acordo com o levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento real dos primeiros seis meses do ano ficou 37% superior à média para período. De janeiro a junho, as vendas apontaram crescimento de 11,3%. Em valores absolutos, isso significa R$ 54,7 bilhões a mais do que o registrado em 2021, na mesma base de comparação.
Na análise da entidade, a melhora do nível de emprego, a queda da inflação, o aumento da oferta de crédito (na primeira metade do ano, as concessões crescerem 26%) e a normalização do cenário da pandemia são alguns fatores que explicam os resultados. Todos contribuíram para a elevação do nível de confiança dos consumidores - condição essencial para a população ir às compras.
Com exceção das concessionárias de veículos e das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, todas as atividades analisadas demonstraram recordes históricos nas vendas acumuladas.
No mês de junho, especificamente, as lojas de material de construção cresceram 1,9%.
Em relação às vendas reais, o sexto mês do ano apontou um crescimento de 8,5%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Este foi o maior resultado do varejo paulista para o mês, desde 2008. O faturamento real atingiu R$ 93,3 bilhões (R$ 7,3 bilhões acima do apurado em junho de 2021).
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