Vedacit anuncia criação de um grupo de diversidade e inclusão
Texto: Redação Revista Anamaco
Ser uma empresa diversa e inclusiva é um objetivo cada vez mais comum entre as grandes corporações. A Vedacit está transformando a realidade da empresa com a criação, em parceria com a consultoria Fator Diversidade, do grupo de Diversidade e Inclusão.
Com isso, colaboradores voluntários de todas as regiões do País, de todas as áreas, das três unidades, reúnem-se, periodicamente, para promover discussões e definir as próximas iniciativas na companhia. "Diversos somos todos. A jornada de Diversidade e Inclusão é um marco importante para a Vedacit e conta com participação de profissionais de diversas áreas. Passaremos a ter um ambiente mais inclusivo e, com isso, contribuições mais valiosas para o negócio", ressalta Elizabeth Rodrigues, executiva de Gente e Gestão da empresa.
Divididos por temáticas: gênero, idade, raça, PCD (Pessoa com Deficiência) e LGBTQIA+, os grupos lideram ações para dar visibilidade aos assuntos e promover uma mudança real na Vedacit.
Entre as primeiras atividades está o Programa de Inclusão de PCD, em parceria com a Talento Incluir. O objetivo é ampliar as contratações de PCD. Alessandra Miliatti, responsável por desenhar e implementar a estratégia de Diversidade e Inclusão na Vedacit, conta que a participação de todos é fundamental na criação de um ambiente inclusivo. "O olhar do líder para promover a diversidade nas áreas é essencial na construção do time. Ter o mesmo número de colaboradoras e colaboradores, buscar diferentes perfis na hora da contratação e incentivar o desenvolvimento dos profissionais amplia as possibilidades e contribui para a pluralidade", afirma.
As iniciativas de Diversidade & Inclusão fazem parte das metas de sustentabilidade definidas pela Vedacit para atingir até 2025 e incluem: ter em cargos de liderança, pelo menos, 50% de mulheres; mais de 50% de pessoas pardas, negras, indígenas; 25% de colaboradores com idade acima de 50 anos, 17% entre 35 e 49 anos e 16% de 25 a 34 anos; atingir as cotas de PCDs e Jovens Aprendizes. “As metas são um norte para incorporarmos as ações de forma genuína no nosso dia a dia. Queremos ter, pelo menos, uma mulher finalista em todos os processos de recrutamento. Vamos promover outras visões dentro da empresa e compartilhar vivências", afirma Elizabeth.
Segundo ela, a intenção é expandir, gradativamente, para que os temas ganhem, cada vez mais, visibilidade e que todas as áreas se envolvam. “Também teremos um olhar atento ao escolher os fornecedores, para que compartilhem das mesmas práticas que valorizamos. Em um breve futuro, queremos ser referência em Diversidade e Inclusão e compartilhar nossa experiência para que cada vez mais empresas adotem essas práticas", finaliza a executiva.
Foto: Adobe Stock