Vedacit apoia startup com projeto que ajuda na prevenção de enchentes
Texto: Redação Revista Anamaco
Para reduzir as perdas da população com tempestades, enchentes e deslizamentos, a startup Pluvi.On desenvolveu um sistema de monitoramento climático que envia alertas localizados, assim os moradores podem se programar com antecedência. O Instituto Vedacit apoia a implantação das estações meteorológicas na zona leste de São Paulo.
Incentivar soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda é uma das premissas do Instituto Vedacit. “Com os alertas de chuvas fortes e outras situações climáticas que sejam relevantes, o Pluvi.On permite aos moradores que tenham um tempo maior para se proteger e salvar seus bens. Para criarmos cidades do futuro é preciso pensar em soluções como esta, que sejam sustentáveis e inovadoras, utilizando tecnologias acessíveis, que transformam as cidades em lugares melhores para se viver”, afirma Luis Fernando Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.
A rede de estações funciona de forma simples e eficaz. A partir do monitoramento em tempo real, são enviados alertas antecipados e localizados para a comunidade. O sistema conta com previsão do tempo em alta resolução, estações meteorológicas de baixo custo e painéis de controle com informações em tempo real.
Na zona leste, foram instaladas 11 estações na região de São Miguel Paulista, entre o Jardim Lapena e o Jardim Pantanal. A comunidade monitorada é uma área de vale, afetada por córregos que chegam de outros bairros e cidades vizinhas. Por isso, o monitoramento é feito em locais estratégicos, incluindo o curso destes córregos. Para serem assertivos, antes da implantação é feito um estudo da bacia hidrográfica e relevo que envolve a região.
Os moradores receberão as informações adicionando um assistente virtual, o São Pedro, como um amigo no Facebook Messenger. Lá poderão consultar sobre a situação em tempo real e a previsão para os próximos dias.
Foto: Divulgação/Renato Stockler