Vedacit divulga ações de 2020 em seu primeiro relatório de sustentabilidade
Texto: Redação Revista Anamaco
A Vedacit reúne em seu primeiro Relatório de Sustentabilidade as atividades realizadas em 2020. Em um ano desafiador, a empresa transformou as adversidades em oportunidades, priorizou as pessoas e teve um dos seus melhores resultados financeiros. A publicação mostra a construção dessa jornada, como as ações de sustentabilidade se conectam e são incorporadas ao negócio.
O Relatório apresenta a Jornada ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança) de forma objetiva, mostrando os caminhos que guiam a Vedacit para alcançar, até 2025, o patamar de referência em sustentabilidade no setor da construção civil e estar entre as empresas mais bem-sucedidas, sustentáveis e responsáveis do mundo.
Marcos Bicudo, presidente da Vedacit, conta que a companhia elegeu os indicadores de gestão ESG para monitorar o desempenho e avaliar anualmente suas práticas. O objetivo é alinhar gestão e ações às recomendadas pelo Sistema B e conquistar a certificação em 2022. "Olhando à frente do desempenho econômico da empresa, colocamos foco e mais força na nossa Jornada da Sustentabilidade, já com a desafiadora missão estabelecida em 2018 com metas até 2025 de conectar conceitos e práticas de sustentabilidade com os negócios da empresa, abraçando o nosso propósito, de sermos uma empresa transformadora na vida de muitas pessoas, contribuindo para que tenham condições habitacionais melhores, ‘fazendo da sua casa a nossa causa’", ressalta Bicudo.
O executivo lembra que a jornada de sustentabilidade da empresa começou em 2017, com a criação do Instituto Vedacit e com as primeiras ações do Comitê de Sustentabilidade, posteriormente integrado ao Comitê de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Baumgart. Entre os temas estratégicos, estão as cidades sustentáveis, a atenção às moradias de baixa renda e o investimento em inovação aberta.
Em 2020, as ações de destaque incluiram a compra de eletricidade no Mercado Livre de Energia, prevendo o abastecimento das plantas de São Paulo e Itatiba (SP) com eletricidade renovável certificada em 2021, e o investimento em carro elétrico. “Menos poluente e mais eficiente, algumas das entregas na cidade de São Paulo são realizadas com um automóvel 100% elétrico, que gasta apenas 20% do que um modelo semelhante abastecido com diesel”, explica Bicudo.
Em diversidade e inclusão, o primeiro passo foi dado com a formação do Comitê de Diversidade e Inclusão. Colaboradores voluntários de todas as regiões do País, de todas as áreas, das três unidades, se reúnem, periodicamente, para promover a discussão e definir as próximas iniciativas na empresa.
Todas as práticas fazem parte das metas de sustentabilidade da Vedacit, que incluem: produtos e serviços para baixa renda; diversidade e igualdade de oportunidades; redução no consumo de água, energia e emissões; tratamento de resíduos sólidos e efluentes; saúde e segurança do cliente; saúde e segurança do trabalho e servitização.
O Relatório de Sustentabilidade está disponível no site da Vedacit: https://vedacitotto-stage.adobemsbasic.com/para-voce/institucional/sustentabilidade.
Foto: Divulgação