Vedacit faz doação de álcool em gel para hospital em São Paulo
Texto: Redação Revista Anamaco
A convite da Sika, a Vedacit aceitou o desafio para participar de uma corrente do bem. O objetivo era aumentar a doação de álcool em gel para ajudar a sociedade. Dessa forma, a Vedacit fez doação de mais de meia tonelada (540 litros) do produto para o Hospital Nova Cachoeirinha na zona norte de São Paulo.
Bruno Pacheco, executivo de Marketing da empresa, conta que além dessa medida, o Instituto Vedacit apoia diversas iniciativas que estão contribuindo com a sociedade neste período de crise. As ações foram divididas em três frentes: saúde das residências e das pessoas, ajuda humanitária e garantia da geração de renda e do impacto socioambiental. “Todas as ações são de parceiros que já atuam em conjunto e compartilham o mesmo propósito”, destaca.
Pacheco explica que, na área de saúde das residências e das pessoas, o objetivo é enfatizar a necessidade de manter as residências saudáveis. Neste âmbito, o Instituto desenvolve uma ação interna para reformar a casa de alguns colaboradores, que foram apontadas como insalubres em uma pesquisa realizada no ano passado.
Externamente, o Instituto vem trabalhando junto de negócios sociais como o Moradigna e o Vivenda, que atuam com reformas de moradia de baixa renda, para apoiá-los em intervenções nas moradias nas comunidades onde atuam. Enquanto a retomada das atividades ligadas às reformas não acontece, uma vez que estão seguindo as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantendo seus profissionais em isolamento social, o Instituto contribui com a campanha de arrecadações do Vivenda para o Bloco do Beco, que está doando cestas básicas e kits de higiene, no Jardim Ibirapuera, em São Paulo. Com o Moradigna, o apoio é para a criação de 58 kits de autorreforma para famílias na comunidade do Jardim Pantanal, também na capital paulista.
Em ajuda humanitária, o apoio é para doação de cestas básicas, kits de higiene e água potável feitas por entidades parceiras. A Habitat para a Humanidade atingiu a meta da campanha “Não espalhe o vírus, #EspalheSolidariedade”, um financiamento coletivo para apoiar 2.000 famílias em 20 comunidades de oito Estados. “É uma mobilização nacional para garantir comida e higiene nas casas de quem vive em situação de vulnerabilidade social. As entregas dos kits já estão sendo realizadas”, comenta.
Na mesma linha, o Instituto também destinou recursos para a Associação Morumbi de Integração Social (Amis), em São Paulo, e para o Centro Comunitário da Igreja Batista Central de Paripe (Cecop), em Salvador (BA). Ambas, são organizações parceiras do Coletivo Jovem, programa do Instituto Coca-Cola Brasil que conta com o apoio do Instituto nessas regiões. Na Zona Norte da capital paulista, em atuação conjunta com o Instituto Center Norte, as doações foram para uma comunidade localizada na avenida Zaki Narchi. Na mesma região, na Vila Nova Cachoeirinha, serão distribuídas 1.000 cestas básicas e de artigos de higiene, por três meses, para as famílias da comunidade.
Também com apoio para compra de cestas básicas e itens de higiene, o Instituto é parceiro do Instituto Esporte e Educação e do Vôlei do Bem, este último ao lado do Vedacit Vôlei Guarulhos, na arrecadação de quase duas toneladas de alimentos para 380 famílias da cidade de Guarulhos (SP). No Rio de Janeiro, participou da doação de 30 celulares para hospitais de campanha.
No último eixo, garantia da geração de renda e do impacto socioambiental, está em andamento uma iniciativa para empreendedores de negócios de impacto social de periferia e de outros grupos vulneráveis afetados pela crise. “O Instituto Vedacit sabe que é fundamental garantir um aporte financeiro para que os empreendedores mantenham seus negócios de pé, evitando com que entrem nas estatísticas de falência e desemprego nos próximos meses, assim como continuem a promover impacto socioambiental”, reforça o executivo, acrescentando que, por isso, está apoiando a criação do Fundo Volta por Cima, iniciativa da Artemísia em parceria com o Banco Pérolo e a Articuladora de Negócios de Impacto de Periferia (Anip).
Foto: Divulgação