Vedacit investe em mudanças internas e registra o melhor mês da sua história
Texto: Redação Revista Anamaco
Há 83 anos em atividades, a Vedacit está renovada. Após passar por um processo de profissionalização da gestão há três anos, quando deixou de ser uma empresa familiar, a companhia quer continuar crescendo, mas com o firme propósito de fortalecer as relações humanas e a troca de informações. Para tanto, traçou um plano estratégico, que contempla, entre outras medidas, o cuidado com o meio ambiente.
O anúncio das novidades e das metas para os próximos anos aconteceu durante evento, realizado em uma das unidades fabris da organização, localizada em Itatiba, no interior paulista. “Com a profissionalização da gestão, a empresa deixou de ter um dono atuando nos negócios. Dessa forma, todos têm de agir como donos. Esse é um processo de transformação muito interessante que estamos propondo e exige mudança de comportamento e de atitude. Estamos nessa mudança cultural”, explicou Marcos Bicudo, presidente da Vedacit.
Segundo ele, nos últimos dois anos, foram feitas alterações no quadro de funcionários, que envolveu a saída de alguns colaboradores, a contratação de 160 pessoas e transformações na área Comercial. Bicudo comenta que a empresa já tinha uma equipe muito comprometida, mas que, nesse novo momento, o engajamento está ainda maior e há uma consciência de participar dessa transformação que está sendo proposta. “Somos uma empresa gente boa e nosso objetivo é crescer. Apesar do mercado estagnado, no resultado acumulado até agosto, registramos incremento de 24% em receita líquida sobre os mesmos meses de 2018. Isso é reflexo de todo esse investimento”, revelou.
O executivo destacou que a Vedacit é uma empresa que preza pela proximidade, é parceira e sempre tem uma solução para as necessidades do mercado. Ele comentou que a marca atende, diretamente, a mais de 20 mil pontos de venda em todo o País e garantiu que essa estratégia de proximidade faz parte do DNA da empresa e que isso não vai mudar.
Em agosto, a Vedacit bateu recorde de faturamento - R$ 48 milhões, com mais de oito mil toneladas comercializadas, o que fez do mês o melhor da sua história
Bicudo destacou que 54% de todo resíduo do Planeta vem da construção civil. Com esse número alarmante, o presidente contou que a Vedacit tem a meta de ser, até 2023, referência e transformar esse cenário no Brasil. Para atingir o objetivo, o fabricante lança, no próximo ano, um programa de reciclagem voluntária de plástico. “Colocamos um grande número de baldes no meio ambiente e vamos iniciar um grande trabalho de reciclagem e, posteriormente, de transformação das nossas embalagens”, revelou o executivo.
Segundo ele, no primeiro ano, a empresa deverá assegurar a reciclagem do equivalente a 22,5% de toda a quantidade de plásticos que a empresa coloca no meio ambiente. Bicudo explica que, inicialmente, fará um programa compensatório. Para tanto, pretende trabalhar com cooperativas de catadores, que serão os responsáveis por recolher o plástico e a Vedacit assegurará a destinação correta desse produto para a reciclagem. “Inicialmente, investiremos R$ 1,2 milhão nessa iniciativa”, revelou.
Em um segundo momento, o fabricante pretende trabalhar para que as embalagens da companhia sejam funcionais. Para isso, já está investindo em pesquisa e desenvolvimento. A meta é ser uma empresa socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.
O presidente da companhia revelou que, em agosto, a Vedacit bateu recorde de faturamento - R$ 48 milhões, com mais de oito mil toneladas comercializadas, o que fez do mês o melhor da sua história.
Nesse cenário, João Roberto Ximenes, diretor Comercial da empresa, explica que os negócios com as construtoras tiveram um peso importante. Esse é um canal em que o fabricante deposita grandes expectativas e espera aumentar o percentual de vendas.
O diretor explicou que de toda a produção do fabricante, 60% têm como destino as lojas pequenas e médias; entre 10% e 12% vão para os atacadistas; 10% para os home centers; e de 12% a 13% são vendidos para distribuidores e construtores. “Queremos desenvolver o mundo das construtoras, que temos a expectativa que consumam 25% da nossa produção até 2023”, revelou.
Embora tenha um interesse todo especial pela construção civil, justificado pelo alto déficit habitacional, a Vedacit não descuida da atenção ao varejo. Ximenes comenta que a empresa vem fortificando as ações nos pontos de venda, dispõe de promotores próprios para as lojas maiores e investe na capacitação dos representantes comerciais.
A grande novidade para os revendedores, entretanto, fica por conta da criação de um marketplace, que deverá ser um novo canal de vendas para os clientes parceiros. Para o projeto piloto, iniciado em agosto, foram escolhidas lojas de Guarulhos (SP), que já são clientes da empresa, que podem vender seus produtos online. A expansão começou e lojas de São Paulo também começaram a ter essa opção de atuar com e-commerce. Atualmente, há seis lojas de Guarulhos e cinco da capital paulista participando do marketplace. “Vamos dar espaço para os lojistas, sobretudo os pequenos e médios, que ainda não têm conexão forte com o mundo digital, para que possam usar essa ferramenta no nosso site. Os lojistas estão vendo com bons olhos a iniciativa, pois eles podem entrar no mundo virtual sem ter o custo de desenvolver um site”, finalizou.
Fotos: Grau 10 Editora