Vedacit publica, pelo segundo ano seguido, seu Relatório de Sustentabilidade
Texto: Redação Revista Anamaco
A Vedacit publica, pelo segundo ano consecutivo, seu Relatório de Sustentabilidade, reafirmando o compromisso com a transparência nas ações. O documento, elaborado de acordo com o padrão Standards da Global Reporting Iniciative (GRI), reflete os avanços da empresa na Jornada de Sustentabilidade em 2021 e apresenta a evolução das metas estabelecidas relacionadas aos aspectos socioambientais.
Marcos Bicudo, presidente da Vedacit, destaca que a companhia avançou em todos os pilares definidos. “Temos metas muito claras até 2025, conduzimos um plano estratégico bem desenhado, que conecta conceitos e práticas. Reafirmamos nosso compromisso continuado com a iniciativa e os Princípios do Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção”, frisa.
Nos últimos anos, a empresa apresentou resultados significativos com o conjunto de ações adotadas para reduzir o impacto ambiental. O aditivo impermeabilizante para concretos e argamassas, por exemplo, ganhou uma nova versão em caixa, que, de acordo com o fabricante, gera 91% menos resíduos quando comparado à versão anterior. Utilizando 80% menos plástico, 20% menos energia na produção e com redução de 75% da emissão de CO2, a nova embalagem sustentável vem com um bico dosador para facilitar a dosagem, conferir mais agilidade na abertura e maior controle.
Para contribuir ainda mais na redução da emissão de CO2, foram adquiridos veículos elétricos para a frota de transporte, as fábricas de São Paulo e Itatiba, no interior paulista, passaram a consumir eletricidade totalmente gerada por fontes renováveis e a empresa implantou o primeiro projeto-piloto de logística reversa de embalagens.
O executivo garante que, mesmo com crescimento nas vendas, o total de resíduos gerados apresentou queda de 1.426.086 kg, em 2020, para 1.338.745 kg em 2021. A empresa pretende eliminar 60% da destinação de resíduos para aterros industriais e estima que seus resultados sejam obtidos até 2025. “Em água e efluentes, uma das metas é reduzir 25% do consumo de água para usos não industriais até 2025. Na fábrica de São Paulo, a Vedacit implementou um sistema para captura e tratamento de efluentes, com reuso do recurso para a irrigação de jardim”, comenta Bicudo.
Inclusão e diversidade
Em outra frente, a equipe de colaboradores, cada vez mais inclusiva e diversa, foi convidada a contribuir com o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a criação do Programa de Voluntariado. Só no ano passado, foram 17 ações e 121 horas de voluntariado.
O presidente da Vedacit destaca que a jornada de diversidade e inclusão é um marco importante na história da companhia. Segundo ele, as metas definidas têm objetivos claros e norteiam o grupo de estudos formado por colaboradores voluntários de todas as áreas das unidades de São Paulo e da Bahia, orientado por consultoria externa e divididos em comitês que trabalham cinco temáticas: gênero, raça, pessoas com deficiência, geracional e LGBTQIA+.
Para os funcionários, o Programa Viva Bem oferece apoio à saúde e ao bem-estar, dividido nas frentes de saúde, com ações relacionadas à nutrição e às saúdes física e mental, com dicas importantes para cuidar do que a empresa considera seu maior ativo: as pessoas; equilíbrio, voltado à qualidade de vida e a momentos que proporcionem cuidado, como a atuação em home office, programa antiestresse e outras ações que ajudam os colaboradores a terem um dia a dia mais leve; e cultura e lazer, frente ligada à diversão e ao incentivo ao desenvolvimento, englobando clube de vantagens e parcerias com universidades, por exemplo.
Apoio ao esporte
No ano passado, a Vedacit renovou o patrocínio ao Vedacit Vôlei Guarulhos até maio de 2023. Com investimento de R$ 6,5 milhões, a empresa manteve a cota master dos últimos exercícios, com a marca integrando o nome do time, a logomarca impressa nas camisas dos jogadores e a identidade visual estampada do Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos (SP). “O patrocínio faz parte da atuação estratégica para ampliar a relação com os consumidores e a sociedade, e acontece também fora das quadras”, comenta o executivo.
Segundo ele, no programa Vôlei do Bem, que promove ações em comunidades em situação de vulnerabilidade social, foi doado mais de 1,5 toneladas de alimentos a instituições assistenciais de Guarulhos e São Paulo. Já no projeto Flechinhas, o time mantém quatro núcleos de iniciação esportiva para os jovens de Guarulhos.
Bicudo explica que todas essas iniciativas tiveram impacto direto nos resultados alcançados. A receita bruta foi de R$ 745 milhões, 31% superior na comparação com o ano anterior. No B2B, a Receita Líquida cresceu 75% e no B2C, 21%, garantindo a rentabilidade mesmo diante da inflação. O aumento foi de quase 9% em volume, representando o dobro da média do mercado. “Para seguirmos alcançando bons resultados e mantendo nosso crescimento, continuaremos focados na eficiência de nossas operações, sempre buscando a melhor rentabilidade”, ressalta.
O Relatório completo está disponível no link: https://mc0dq55nzbfjymmfjw6n-7p7kbz4.pub.sfmc-content.com/sfu5wa2ziql.
Foto: Divulgação