Vedacit Soluções Tecnológicas chega ao mercado da construção civil
Texto: Redação Revista Anamaco
Uma nova empresa nasce no mercado da construção civil: a Vedacit Soluções Tecnológicas (VST), que atuará no desenvolvimento de novas tecnologias, visando aumentar a produtividade no setor. A empresa deve oferecer a chamada Servitização (agregação de valor aos seus produtos por meio da oferta de serviços relacionados a eles) para cuidar da saúde das edificações, com soluções que se complementam para resolver as “dores” do mercado B2B e B2C, com negócios circulares, que se conectam e podem ser utilizados em conjunto ou separadamente. “Desenvolvemos produtos e serviços que promovem ambientes saudáveis para as pessoas. É um negócio de Servitização, com sistemas de construção baseados em dados, desenvolvidos para otimizar operações de logística e levar produtividade aos canteiros de obras, com flexibilidade para se adaptar a qualquer cenário, inteligência e compartilhamento”, afirma Alexandre Quinze, fundador da Vedacit Soluções Tecnológicas.
Com investimento de R$ 5 milhões, o objetivo é ampliar o acesso à tecnologia no segmento, oferecendo velocidade de execução, redução de custos e de desperdícios nas obras. A Vedacit Soluções Tecnológicas reúne várias empresas especialistas em diversas áreas de atuação, que se conectam e se complementam com ferramentas interligadas. Ela faz a análise personalizada para cada obra, identificando as necessidades, pontos de melhoria e propondo as soluções adequadas ao perfil do cliente.
Para o varejo, o objetivo é melhorar o nível de serviço, investindo em plataformas de experiência para pequenos e médios lojistas, oferecendo informações de inteligência para ampliar as vendas.
Diversas companhias compõem a Vedacit Soluções Tecnológicas. “É como um espaço de Inovação, que oferta soluções para o setor da construção civil”, explica Luis Fernando Guggenberger, fundador da empresa.
O portfólio é incrementado pelas participantes do Vedacit Labs, programa de Inovação Aberta da Vedacit, que seleciona as ideias, acelera e encontra soluções aderentes ao negócio.
A primeira aquisição da Vedacit Soluções Tecnológicas é a ConstruCode, startup especializada na automatização de canteiros de obras. A construtech participou do primeiro ciclo de aceleração do Vedacit Labs e faz a digitalização do canteiro de obras, automatizando processos e oferecendo uma logística precisa. Os resultados da obra podem ser medidos e potencializados, reduzindo o desperdício e aumentando os ganhos.
Também com foco no mercado das construtoras, a Cianove integra o portfólio produzindo sistemas de automação para aumentar a segurança e a produtividade.
Para o varejo, a Obrazul, que também participou do primeiro ciclo do Vedacit Labs, contribui com a digitalização dos pequenos e médios varejistas. A construtech oferece um marketplace para ampliar o acesso aos produtos em qualquer região do País, contribuindo com o desenvolvimento das lojas de material de construção. “Esta é a primeira empresa que investe em inovação e oferece um caminho completo para trilhar. Uma startup participa do Vedacit Labs, desenvolve sua solução e após o período de aceleração tem a oportunidade de escalar o negócio e ser incorporada à Vedacit Soluções Tecnológicas. É uma entrega de valor para o mercado, levando cada vez mais tecnologia e contribuindo para modernização do setor”, enfatiza Guggenberger.
Além de promover a transformação digital, a Vedacit Soluções Tecnológicas trabalha pela sustentabilidade da cadeia de valor, com o uso eficiente e sustentável de recursos, resíduo zero e redução da pegada de carbono.
Foto: Divulgação