Vedacit supera meta de ESG em 2023 e segue focada na sustentabilidade
Texto: Redação Revista Anamaco
A Vedacit divulgou seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2023, no qual apresenta o desempenho da empresa no ano passado, nas áreas de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG), reforçando seu compromisso com a transparência e com a sustentabilidade.
O relatório, elaborado com base nas normas da Global Reporting Iniciative (GRI), destaca a superação antecipada de uma das metas da empresa, prevista para 2025: ter 50% de mulheres em cargos de liderança, marca que chegou a 54%. “É um de nossos compromissos com a diversidade e equidade”, diz Juliana Cordeiro, executiva de Gente e Gestão da Vedacit.
O documento ressalta, também, a certificação como Empresa B, conquistada no início de 2023, que coloca a companhia entre poucas organizações no Brasil e no mundo que equilibram lucro e propósito socioambiental.
Um dos desafios para os próximos anos, segundo ele, é ampliar os processos de descarbonização e a utilização de embalagens verdes. “Nosso objetivo é continuar evoluindo para aplicar cada vez mais os conceitos da certificação B e de sustentabilidade no dia a dia das operações. Queremos nos tornar protagonistas na eliminação de produtos nocivos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, com melhorias na cadeia produtiva”, afirma Mauricio Harger, presidente da Vedacit.
Diferentes iniciativas vêm contribuindo para o bom resultado da Vedacit nos campos da ESG. Entre os projetos pensados para o menor impacto foi o Centro de Distribuição em Itatiba (SP), inaugurado no primeiro semestre do ano passado, cujas edificações foram planejadas e construídas no padrão Green Building, com vistas à obtenção da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), considerando adequada gestão ambiental dos canteiros da obra e eficiência no uso de energia e de água.
O projeto de expansão tem grande impacto entre os colaboradores e a comunidade do entorno. “Desenvolvemos uma trilha de carreira robusta, investindo na capacitação dos novos colaboradores, ampliando o processo de integração, e intensificamos a atuação social na região. Também realizamos estudo do entorno, com a formulação de plano estruturado de relacionamento e, de forma a ampliar o diálogo, criamos um canal de comunicação dedicado direto”, conta Harger. A empresa ainda foi premiada pelo GPTW (Great Place To Work), Top Employer e Anamaco e recebeu o Selo de Qualidade Ibelq.
Outro ponto trabalhado foi o portfólio de produtos, com o lançamento de uma linha de adesivos e selantes e a substituição de embalagens por materiais mais sustentáveis. O portfólio de produtos conta com vários itens à base de água, isentos de solvente em sua composição, reduzindo possíveis irritações às vias respiratórias, peles e olhos, além de implementar práticas de zero resíduo de produção enviado a aterros.
Na área social, o Instituto Vedacit, criado em 2017, continuou a promover iniciativas voltadas à transformação de moradias precárias e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Mais de 200 casas já foram reformadas e as ações do Instituto já impactaram mais de um milhão de vidas.
Foto: Divulgação