Vendas aceleram
Impulsionadas pelo aumento de prazo no crediário e pelas ofertas com base na desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as consultas ao SCPC (crediário) cresceram 5% em outubro, em comparação com o mês anterior. Já as consultas ao SCPC/Cheque (vendas à vista de pequenos valores) tiveram um incremento ainda maior: 15,6%, impulsionadas pelo Dia das Crianças.
Na comparação entre outrubro deste ano com o mesmo mês do ano passado, o SCPC apresenta, ainda, pequena queda de 3,6%, enquanto o SCPC/Cheque registra alta de 3,9%, mostrando que na média geral de consulta dos dois sistemas já existe uma estabilidade com ligeira propensão a alta.
Na mesma comparação, os registros recebidos (carnês que entraram para o cadastro) apresentam praticamente estabilidade com ligeira alta de 0,2%.
Os registros cancelados (carnês que saíram do cadastro) mostram elevação de 6,7% beneficiados pela melhoria das condições de crédito e pelo desejo dos consumidores de voltarem às compras nos próximos meses.
Para Alencar Burti, presidente da ACSP, "O Brasil, felizmente, por ter pago antecipadamente, por meio dos juros altos e outras medidas regulatórias do sistema financeiro, colhe hoje bons resultados. Fomos praticamente os últimos a serem afetados pela crise e seremos, provavelmente, os primeiros a sair dela", avalia.