Vendas aquecidas em outubro
Texto: Redação Revista Anamaco
As vendas do comércio, em outubro, cresceram 14,7% em relação a setembro, de acordo com o Balanço de Vendas do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O estudo indica que o crescimento expressivo se deve, entre outros fatores, ao maior número de dias úteis no mês e ao Dia das Crianças. “Além disso, é importante destaca que, apesar da taxa de juros e da inflação, fatores como o crescimento do número de empregos em outubro mostra que os benefícios do Auxílio Brasil contribuíram para um volume maior de recursos na ponta comercial”, observa Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do IEGV/ACSP.
O mês de outubro registrou 2,3% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, quando a normalidade já havia voltado ao mercado após o impacto da pandemia. O crescimento nos últimos 12 meses foi de 26% em relação aos 12 meses anteriores e 30,7% no acumulado 2021/2022. “A perspectiva, portanto, é de um final de ano positivo para o comércio, considerando que, em novembro, teremos a Black Friday. Pesquisa PiniOn/ACSP mostra que 39,3% dos entrevistados têm intenção de fazer compras na data, o que representa um crescimento importante em relação à edição do ano passado”, conta Gamboa.
O economista lembra que a Black Friday pode representar, em alguns casos, a antecipação das compras de Natal, mas a expectativa é de que, este ano, haja uma demanda adicional, com um crescimento entre 2% e 3% nas vendas de final de ano. “Teremos, também, a Copa do Mundo, que aumenta o consumo de bebidas, aparelhos de TV, rádio, artigos esportivos, entre outros”, frisa.
Foto: Adobe Stock