Índice Abramat

Vendas da indústria de material de construção em recuperação

Após quatro anos de retrações mensais, o Índice da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat) apresentou, em outubro, sinais de recuperação mais consistente do setor. De acordo com dados apurados pela entidade, o faturamento total deflacionado das vendas de material de construção registrou crescimento de 3,7% entre outubro deste ano e o mesmo mês de 2016. Já na comparação com setembro, o estudo aponta uma alta ainda maior: 4,2%.
Walter Cover, presidente da Abramat, explica que os resultados do setor sinalizam para o início de uma recuperação, contudo a continuidade ainda depende de fatores externos à cadeia da construção civil. “Os dados de venda refletem o contínuo aumento no grau de confiança do consumidor o que, por sua vez, também aumenta a confiança do empresariado. A injeção de recursos públicos em obras e crédito imobiliário podem fomentar, ainda mais, no curto prazo, esse princípio de recuperação”, analisa.  
Cover acrescente que é cedo para saber até onde essa recuperação irá. “Nesse momento é de suma importância que o País continue a reduzir sua taxa de desemprego, o maior responsável pela postergação de compras e do investimento privado. Não podemos ignorar que a melhoria recente nesse aspecto se deve muito à criação de vagas informais de emprego”, finaliza o executivo.
Apesar do resultado do mês, a entidade ainda mantém a previsão de fechar o ano com retração de 5,0% nas vendas em comparação a 2016.

Vendas da indústria de material de construção em recuperação
Compartilhe esse post:

Comentários