Vendas da indústria paulista recuam - Revista Anamaco

Desempenho industrial

Vendas da indústria paulista recuam

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com a pesquisa Conjuntura, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), as vendas reais da indústria de transformação paulista contraíram 0,6% em julho na comparação com junho. O recuo ocorreu após a forte alta, de 7,3%, apontada no mês anterior.
No período, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), aos 78,8%, diminuiu 0,7 p.p. no mês de julho em relação a junho (79,5%). Na mesma leitura, os salários reais médios tiveram queda de 0,6%. Já as horas trabalhadas na produção ficaram estáveis no mês. Todos os dados contam com ajuste sazonal.
Com esse resultado, no intervalo de janeiro até julho em comparação com o mesmo período de 2023, as vendas reais do setor recuaram 2,1%. Já os salários reais médios cresceram 1,7% no mesmo recorte. Quanto às horas trabalhadas na produção, a alta foi mais discreta, com variação de 0,2% no período. Os dados são sem ajuste sazonal.
Na variação em 12 meses, que abrange o período de agosto de 2023 a julho de 2024 na comparação com o igual período do ano anterior, apenas os salários reais médios destacaram-se positivamente, com aumento de 1,4%, em aceleração pelo terceiro mês consecutivo (maio/2024: +1,1% e junho/2024: +1,2%).
Os demais componentes da pesquisa indicaram dados negativos nesta mesma métrica: horas trabalhadas na produção (-0,4%) e vendas reais (-6,5%). Entretanto, o indicador de vendas reais registra a quarta leitura seguida com atenuação da queda desde março, quando a variação foi de -11,1%. Os dados com a variação em 12 meses não contam com ajuste sazonal.

Foto: Adobe Stock

Vendas da indústria paulista recuam
Compartilhe esse post:

Comentários