Vendas da indústria paulista se mantêm estáveis e horas trabalhadas sobem - Revista Anamaco

Economia

Vendas da indústria paulista se mantêm estáveis e horas trabalhadas sobem

Texto: Redação Revista Anamaco

As Vendas Reais da indústria registraram quase estabilidade em outubro, caindo 0,4% com relação a setembro. Por outro lado, as Horas Trabalhadas na Produção da indústria paulista subiram 1,9%, apontando a sexta alta consecutiva da variável. No acumulado de maio a outubro, o ganho foi de 33,3%, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp.
Segundo o estudo, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) atingiu 77,2%, aumentando 0,3 p.p frente a setembro. Esse também foi o sexto aumento seguido do NUCI. Já os Salários Reais médios caíram 0,3% em outubro. Todos os dados estão ajustados sazonalmente.
De acordo com as entidades, apesar do recuo em outubro, as Vendas Reais estão 12,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), refletindo o bom desempenho das vendas da indústria a partir de maio. De maio a outubro, o crescimento acumulado foi de 48,7%. O NUCI está 1,5 p.p acima do nível pré-pandemia, porém, o indicador ainda está 2,2 p.p abaixo da média histórica (79,4%), o que representa ociosidade da indústria paulista.
As Horas Trabalhas na Produção, por sua vez, estão 1,4% acima do nível observado em fevereiro. E, finalmente, o item Salários Reais em outubro ficou 3% menor do que o verificado antes da pandemia.

Foto: Adobe Stock

 

Vendas da indústria paulista se mantêm estáveis e horas trabalhadas sobem
Compartilhe esse post:

Comentários